PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: Lidianny Braga Pereira

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Lidianny Braga Pereira
DATA: 30/09/2019
LOCAL: sala 508 CCHLA - UFPB
TÍTULO: PELO DIREITO À SAÚDE: VULNERABILIDADES, PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE CUIDADO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE NO CONTEXTO RURAL
PALAVRAS-CHAVES: direito à saúde, percepção, vulnerabilidades, contexto rural, atenção básica à saúde.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: A garantia do direito a saude no Brasil foi assegurado na Constituicao Federal de 1988 e operacionalizado com a Lei 8080/90 que implantou o Sistema Unico de Saude (SUS), exigindo compromisso do Estado para com o bem-estar social. Desde entao, muitos sao os desafios enfrentados para a sua consolidacao, tornando-se importante conhecer e discutir o “SUS vivo”, aquele que acontece nas relacoes estabelecidas dentro dos servicos, onde ocorre o processo de producao do cuidado em saude. Com o aporte teorico do quadro conceitual da Vulnerabilidade e Direitos Humanos (V&DH) e da Percepcao Social, este estudo teve como objetivo investigar as vulnerabilidades e as praticas de cuidado em saude no ambito da atencao basica que repercutem na garantia do direito a saude e na efetivacao desta enquanto tal no contexto rural paraibano. Para tanto, propos-se dois estudos interdependentes, o primeiro partindo das percepcoes dos usuarios e o segundo dos profissionais de saude. Metodo: Estudo 1: A amostra, por conveniencia, foi composta por 689 usuarios da atencao basica de 37 municipios rurais da Paraiba, sendo maioria do sexo feminino (75,2%), com idades variando entre 21 e 85 anos (M=43,5; DP=14,7), de baixa escolaridade (59,9%), sendo a agricultura a atividade mais referida (24,2%). Foi utilizado um questionario com 47 questoes, incluindo dados sociodemograficos, analisados atraves de estatistica descritiva e inferencial; e questoes abertas, as quais foram categorizadas. Estudo 2: A amostra, por conveniencia, foi composta por 122 profissionais pertencentes a equipe de saude de 36 servicos de 17 municipios selecionados a partir do Estudo I, representativos das regioes de saude do Estado. A maioria do sexo feminino (81%), com idades variando entre 20 e 72 anos (M=37,1; DP=10,2), com curso superior (56,6%), da area de enfermagem (52,4%), com pouco tempo de trabalho no atual servico (46,2%) e na atencao basica (39,3%). Foi utilizado um questionario estruturado com 57 questoes, incluindo aspectos socio demograficos e laborais, analisados atraves de estatistica descritiva e inferencial; e a Tecnica de Associacao Livre de Palavras a partir dos estimulos “SUS” e “saude”, categorizadas a posteriori. Alem disso, foram realizadas e analisadas por categorizacao tematica 45 entrevistas semiestruturadas. Resultados: Estudo 1: As percepcoes de saude dos usuarios ressaltaram mais os aspectos individuais das vulnerabilidades em saude. A procura pela UBS aconteceu na maioria como pronto atendimento, tendo como principal dificuldade de acesso conseguir atendimento, devido ao numero de fichas. No geral, a situacao de saude local e da UBS foi avaliada positivamente, havendo queixa mais quanto a falta de medico diariamente, este aparecendo como uma figura central na percepcao dos usuarios. Estudo 2: Os profissionais de saude apresentaram percepcoes sobre saude e SUS mais voltada aos aspectos programaticos e bem menos individuais e sociais. Ao avaliar a saude local, a UBS e o proprio trabalho em si, estes ressaltaram aspectos subjetivos e simbolicos que permeiam as relacoes de cuidado em saude, como o relacionamento em equipe, a humanizacao e o comprometimento profissional. Tambem apresentaram alto nivel de satisfacao com o trabalho, apesar das nuances que envolvem o trabalho no contexto rural. Assim, confirmou-se a tese que as vulnerabilidades e necessidades de saude do contexto rural sao produtoras de percepcoes estereotipadas sobre o cuidado, gerando praticas de cuidado que interferem na efetivacao do direito a saude e desvirtuam a saude enquanto direito, produzindo, por sua vez, novas vulnerabilidades.
Presidente - 1497729 - ANA ALAYDE WERBA SALDANHA PICHELLI
Interno - 337973 - ANISIO JOSE DA SILVA ARAUJO