PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: GABRIELA RAMOS DE BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA RAMOS DE BARROS
DATA: 30/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Via plataforma digital Google Meeting
TÍTULO: Análise do trabalho de motoristas de aplicativo: um novo paradigma de trabalho?
PALAVRAS-CHAVES: Motorista de aplicativo; Uberização: Vivências subjetivas; Trabalho precário
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Trabalho e Organizacional
ESPECIALIDADE: Fatores Humanos no Trabalho
RESUMO: A Economia de compartilhamento é uma modalidade econômica que nasceu com as novas tecnologias, através de plataformas tecnológicas, e tem como base a cooperação, a troca e a partilha entre os indivíduos na sociedade, pressupondo-se que se todos contribuem, todos se beneficiam. Porém, é possível constatar que esta visão cooperativa e comunitária não encontra respaldo na realidade, o que parece projetar um futuro precário e desigual no mundo do trabalho e na sociedade. É essa modalidade econômica que serviu de base para esta pesquisa sobre a atividade de trabalho de motoristas de aplicativo. O presente estudo tem como objetivo compreender as características dessa nova atividade de trabalho marcada pelo uso de novas tecnologias, e quais vivências subjetivas emergem entre os seus trabalhadores diante desta nova realidade. Do ponto de vista teórico, duas abordagens ancoram a presente dissertação: a Psicodinâmica do trabalho e os estudos oriundos da Sociologia do trabalho que investigam a chamada ‘Uberização’ do trabalho, termo cunhado para caracterizar essa nova modalidade de trabalho. A pesquisa é de natureza qualitativa, realizada por meio de questionário sociodemográfico e entrevistas semiestruturadas em uma capital do nordeste brasileiro. O grupo pesquisado é composto por 17 participantes e foi construído a partir de visitas a pontos de encontro dos motoristas de aplicativo existentes na cidade onde a pesquisa ocorreu. Para análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo Temática. Como resultados, foi possível constatar que o desemprego é o fator predominante pela busca dessa nova atividade e que o retorno financeiro depende diretamente do tempo investido, o que configura sobrecarga de trabalho. Verificou-se uma falsa liberdade repassada aos motoristas pelo aplicativo de transporte, através da flexibilidade de horário, tal como acontece com um ‘microempreendedor’, o que mascara a realidade do trabalho informal, sem amparos legais e garantias de direitos. Percebeu-se a busca de constituição de um coletivo de trabalho entre os motoristas visando construir estratégias para evitar situações inseguras e de risco, questões que não encontram apoio no aplicativo de transporte. A perspectiva futura desses trabalhadores é de retomar os trabalhos que haviam abandonado em função da crise do emprego ou de ‘evoluir’ para a conquista de trabalhos formais, pois acreditam que essa realidade é transitória. Com essa pesquisa pudemos constatar que a precariedade é a marca principal dessa nova realidade de trabalho, que surgiu num contexto de flexibilidade e de incremento de inovações tecnológicas e que transfere todos os riscos e implicações da atividade aos trabalhadores. Os resultados apresentados nesta pesquisa podem servir de contribuição para formulação de políticas de regulação deste novo tipo de atividade, bem como inspirar novos estudos sobre essa realidade de trabalho.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337973 - ANISIO JOSE DA SILVA ARAUJO
Interno - 1543226 - PAULO CESAR ZAMBRONI DE SOUZA
Externo à Instituição - FRANCINALDO DO MONTE PINTO