PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JÉSSICA ANDRADE DE ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÉSSICA ANDRADE DE ALBUQUERQUE
DATA: 08/04/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma google meet
TÍTULO: Análise da habilidade de atenção conjunta em interações educadora-bebê: um estudo em contexto de creches
PALAVRAS-CHAVES: atenção conjunta, interação educadora-bebê, desenvolvimento infantil, educação infantil.
PÁGINAS: 237
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
ESPECIALIDADE: Desenvolvimento Social e da Personalidade
RESUMO: A presente tese evidencia as interações educadora-bebê em contexto de creches e demarca a relevância da habilidade sociocognitiva da atenção conjunta como importante elemento para o desenvolvimento global infantil, sendo organizada em três estudos que exploram a temática. O primeiro estudo consiste em uma revisão sistemática sobre as repercussões da atenção conjunta na cognição social infantil em interações educadora-bebê em contextos de creches. A revisão seguiu as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyse (PRISMA) e a análise dos estudos selecionados revelou que os bebês ao se engajarem em episódios de atenção conjunta com seus educadores apresentaram desenvolvimento da comunicação e linguagem oral, passaram a se interessar mais pelas ações do parceiro, a se comunicar com maior frequência suas intenções e a direcionar ativamente a atenção para o objeto ou atividade de interesse, o que possibilitou afirmar que a atenção conjunta estabelecida entre educador e bebê, em contextos de creches, repercute na cognição social do bebê. O segundo estudo refere-se a uma pesquisa sobre as concepções de educadoras infantis acerca de sua atuação junto a bebês, discutindo suas repercussões nas interações estabelecidas. Os resultados desse estudo evidenciaram uma dissonância entre as verbalizações de educadoras infantis sobre o desenvolvimento de bebês, sua atuação em creches, e o que postulam teóricos da psicologia do desenvolvimento de base histórico-cultural e os documentos oficiais que norteiam a Educação Infantil brasileira sobre o assunto. Discute-se o impacto dessas concepções para as interações estabelecidas e a relevância de formações continuadas em serviço direcionadas aos educadores infantis com vistas a promover práticas amparadas em pressupostos teórico-metodológicos científicos que ressaltem o espaço de educação infantil como promotor de aprendizado e desenvolvimento. O terceiro estudo aborda uma pesquisa longitudinal que investigou as configurações de atenção conjunta em interações educadora-bebê em creches em três etapas do desenvolvimento em situação de brincadeira livre e estruturada. Os resultados deste estudo demonstraram diferentes configurações da habilidade de atenção conjunta ao longo dos três períodos do desenvolvimento observados e a emergência de outras habilidades sociocomunicativas e linguísticas que mobilizam e redirecionam as interações com as educadoras em cada período. Considera-se que o conjunto de resultados extraídos da presente tese contribuem para a discussão sobre os processos de desenvolvimento de bebês em creches no primeiro ano de vida, para o planejamento de intervenções no âmbito da educação infantil, com vistas à promoção de ações potencializadoras de desenvolvimento nos contextos de creches e na proposição de realizações de pesquisas futuras na área.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Externo à Instituição - KATIA DE SOUZA AMORIM
Externo à Instituição - LUCIVANDA CAVALCANTE BORGES DE SOUSA