PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA MOREIRA LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA MOREIRA LEITE
DATA: 28/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO: ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E O ENFRENTAMENTO DA VULNERABILIDADE SOCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Escola de tempo integral; ampliação da jornada escolar; vulnerabilidade social; desenvolvimento.
PÁGINAS: 237
RESUMO: O objetivo desta tese é analisar a função da escola de tempo integral no enfrentamento da vulnerabilidade social. Os objetivos específicos são: Analisar como se constituiu a Política de Educação Integral; identificar como se configura a escola de tempo integral no município de João Pessoa; caracterizar o funcionamento da escola de tempo integral no município de João Pessoa; caracterizar a atuação dessas escolas frente a situações de vulnerabilidade social; caracterizar as ações relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem nas escolas de tempo integral; analisar quais ações da escola de tempo integral possibilitam o desenvolvimento dos estudantes. Tem-se como pressupostos que: a ampliação do tempo de permanência na escola pode ser um fator de enfrentamento imediato da vulnerabilidade social; a estrutura e o funcionamento da escola de tempo integral podem ser promotores de vulnerabilidade institucional para crianças e adolescentes; a ampliação da jornada escolar para tempo integral não garante avanços no processo de ensino-aprendizagem nem o acesso ao patrimônio histórico e cultural; mas tem potencial para proporcionar acesso à diversidade de conhecimentos e promover desenvolvimento. Nesse sentido, tem-se a tese de que a escola de tempo integral contribui para minimizar situações de vulnerabilidade social imediatas, mas não garante o acesso à diversidade do saber sistematizado, promotor de desenvolvimento. Foi realizada uma pesquisa qualitativa dividida em três estudos: O estudo I foi uma pesquisa documental na normativa federal e municipal acerca da constituição da política de educação integral e da configuração da escola de tempo integral em João Pessoa; foi feita uma análise descritiva dos dados seguindo a ordem temporal de publicação dos documentos. Nos estudos II e III foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, on-line, com profissionais atuantes em escolas de tempo integral municipais; os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática com sistematização e codificação dos dados no software MAXQDA. Os resultados estão em processo de análise e interpretação e serão discutidos com a base teórica da Psicologia Histórico-Cultural, que concebe o processo de desenvolvimento humano na relação do sujeito com o seu meio, a partir da aquisição e apropriação do patrimônio humano historicamente produzido; da Pedagogia Histórico-Crítica, que defende a especificidade da escola no processo de humanização, promovendo o acesso ao saber sistematizado; e compreendendo as concepções de vulnerabilidade social como forma de ampliar a análise dos problemas sociais, no âmbito das contradições da sociedade capitalista.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO
Interno - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Externo ao Programa - 3220943 - DENISE PEREIRA DOS SANTOS