PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: HEITOR MARINHO DA SILVA ARAUJO

DISCENTE: HEITOR MARINHO DA SILVA ARAUJO
DATA: 27/03/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Um Homem Também Chora’: Sexismo E Masculinidade Precária Frente A Situações Contranormativas De Gênero”
PALAVRAS-CHAVES: Masculinidade Precária; Sexismo Ambivalente; divisão sexual de papéis; discriminação de gênero.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Processos Grupais e de Comunicação
RESUMO: Com o avanço das discussões e políticas públicas em torno da equidade de gênero e do combate às diversas formas de discriminação sexual, esta pesquisa buscou investigar em que medida a adesão à crença em uma Masculinidade Precária e ao Sexismo Ambivalente influencia a tomada de posicionamento frente a situações normativas e contranormativas relacionadas à divisão sexual dos papéis de gênero. Foram elaborados quatro cenários experimentais, abordando a escolha de brinquedo de uma criança e a decisão do pai ao comprar. Realizamos uma pesquisa quase-experimental, com delineamento 2 (sexo da criança: masculino ou feminino) X 2 (tipo de brinquedo: carro ou boneca). Participaram 303 estudantes universitárias com idade média de 24.1 anos (DP= 5.62), quase metade se declarou racialmente branco e eram majoritariamente de classe média. Os participantes responderam às escalas de Sexismo Ambivalente e Concepções de Masculinidade, assim como a perguntas abertas justificando sua percepção. Utilizando o SPSS, foram realizadas análises estatísticas de correlação, regressão hierárquica, análise univariada (ANOVA) e PROCESS, para testar o modelo explicativo de mediação. O software IRAMUTEQ foi utilizado para procedimentos de Classificação Hierárquica Descendente e Análise Fatorial de Correspondência. Os resultados mostram que, sendo moderados pelo fator de restrição emocional da Masculinidade e pela adesão ao Sexismo Ambivalente, os cenários são bons preditores da percepção da atitude do pai. Por outro lado, as justificativas dos participantes sobre o julgamento social dado à criança e ao pai apresentaram classes heterogêneas, indo desde o reconhecimento dos papéis de gênero à desconstrução de tais concepções.
Presidente - 1742381 - ANA RAQUEL ROSAS TORRES
Interno - 1520147 - JULIO RIQUE NETO