PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LORENA FERNANDES RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LORENA FERNANDES RODRIGUES
DATA: 29/05/2018
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE REUNIÕES DO CCHLA
TÍTULO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES, EDUCADORES E PSICÓLOGOS FRENTE AO PROCESSO DE TRANSIÇÃO ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Transição escolar; concepções; atuação; educadores; psicólogas escolares
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
RESUMO: Os periodos de transicoes de desenvolvimento se caracterizam por um processo que ocorre durante momentos no desenvolvimento dos sujeitos e provocam transformacoes de rotinas ou condicoes pre-determinadas que se alteram por diversos motivos, sejam estes internos ou externos (Zittoun, 2004). Como parte das transicoes vivenciadas pelos sujeitos destaca-se para esse trabalho o processo de transicao escolar que ocorre no periodo da educacao infantil ao primeiro ano do ensino fundamental I e que tem repercussoes na forma como adultos e criancas se percebem nesses espacos. Para fundamentar essa discussao, retomou-se a teoria historico-cultural do desenvolvimento humano de Vygotsky para quem a escola e um espaco fundamental para apropriacao de conceitos cientificos socioculturalmente organizados de uma cultura e as mediacoes pedagogicas essenciais a formacao de conceitos e o desenvolvimento de funcoes psicologicas superiores, tipicamente humanas. Nesta pesquisa, defende-se que o psicologo escolar pode atuar nesse processo de transicao escolar como mediador das relacoes entre os sujeitos envolvidos neste contexto, marcadamente as relacoes professor-aluno, proporcionando um suporte teorico e metodologico para subsidiar sua pratica no que se refere aos processos de desenvolvimento infantil e de aprendizagem. Participaram desse estudo seis psicologos escolares, dez educadores de pre-escolas e dez professoras do primeiro ano do ensino fundamental de escolas que integram pre-escolas publicas da cidade de Joao Pessoa – PB. O instrumento utilizado foi uma entrevista semi-estruturada. Foram elaborados tres roteiros de entrevista para cada grupo de participantes. Essas entrevistas foram registradas por meio de um gravador de voz e transcritas literalmente para analise de seus conteudos Os principais resultados dessa pesquisa demonstraram que os fatores citados como os que influenciam o aprendizado e o desenvolvimento no periodo de transicao escolar foram os pedagogicos e estruturais, a familia, a concepcao docente sobre a crianca, as experiencias das criancas em instituicoes de educacao infantil, as caracteristicas individuais infantis e a rotina das instituicoes. Quanto aos comportamentos manifestados pelas criancas no processo de transicao escolar, as profissionais mencionaram agressividade, indisciplina e falta de concentracao adaptacao das criancas ao contexto, agitacao da crianca em sala de aula e estados emocionais da crianca como animacao e alegria. Alem disso, as psicologas escolares relataram realizar acoes frente a transicao escolar, como: planejamento de atividades junto aos professores, acompanhamento da rotina da crianca na instituicao e acolhimento a crianca. Em relacao as atividades realizadas pelas instituicoes no periodo que antecede a entrada da crianca no ensino fundamental, a maioria das profissionais mencionou nao serem realizadas tais atividades em suas instituicoes. Os resultados dessa pesquisa foram discutidos considerando as pesquisas sobre o tema da transicao escolar, o papel de educadores e psicologos nesse processo e a importancia de acoes em conjunto com a equipa no sentido de favorecer
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Externo à Instituição - MARIA LIGIA DE AQUINO GOUVEIA