PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCÉLIA DE ALBUQUERQUE MELO CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCÉLIA DE ALBUQUERQUE MELO CRUZ
DATA: 27/02/2019
HORA: 11:00
LOCAL: CCAE-UFPB
TÍTULO: A BUSCA DOS EFEITOS DE SENTIDO ATRAVÉS DA LEITURA DO GÊNERO CHARGE
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Charge. Competência leitora.
PÁGINAS: 59
RESUMO: A aprendizagem da leitura é importante para a formação do cidadão, portanto, é função da escola e papel dos professores, preparar os alunos para que se tornem leitores competentes e críticos, embora, muitos deles, apresentem dificuldades para conseguirem ultrapassar o nível de leitura que prevê a extração de informações explícitas nos textos e levam consigo essas deficiências ao longo da sua vida escolar. Por isso, o objetivo desse trabalho é a aplicação de um projeto de leitura, a partir do gênero discursivo charge, focalizando alguns descritores presentes na matriz de referência da Prova Brasil. Dentre eles, optamos pela seleção dos quatro (D4, D5, D16 e D20) que mais aproximam as habilidades a serem avaliadas das dificuldades apresentadas pelos alunos. Por conseguinte, optamos pela escolha da charge, por ser um gênero transmissor de opiniões e que pode despertar a consciência crítica do leitor. Para tanto, utilizamos como referencial teórico, as concepções de leitura apresentadas por Solé (1998) e por Bonifácio (2015), assim como, as contribuições teóricas oferecidas por Koch & Elias (2017) e Cavalcante (2011) sobre o processo de leitura e os gêneros discursivos, vistos também sob a perspectiva de Bakhtin (2003). Além disso, buscamos apoio nos documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2016), ambos de Língua Portuguesa. A respeito do gênero charge, buscamos respaldo, principalmente, em Romualdo (2000) e em outros pesquisadores que demonstraram interesse por essa área. Quanto à metodologia, aplicamos uma pesquisa-ação, caracterizada por uma abordagem qualiquantitativa, de caráter intervencionista e de natureza aplicada. Assim, o corpus é constituído por um conjunto de atividades aplicadas aos alunos da turma do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal localizada na cidade de Santa Rita-PB. Desse modo, esperamos alcançar resultados satisfatórios, quanto ao amadurecimento da competência leitora e a formação do leitor crítico, capaz de perceber outros significados, além do que está perceptível ao olhar comum.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA