PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JOSE MOREIRA FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE MOREIRA FILHO
DATA: 29/03/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Campus IV Mamanguape
TÍTULO: O CONTO NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Letramento Literário; Conto; Sexualidade.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Comparada
RESUMO: Nossa pesquisa teve por finalidade trabalhar a leitura literaria em sala de aula, uma vez que esta oportuniza aos discentes uma acao transformadora. Desse modo, conduzimos o leitor a colocar-se em dialogo constante com o mundo a sua volta, a fazer articulacoes com a sua propria vida e a contribuir para que ele se posicionasse criticamente face a realidade. Nesse contexto, a Literatura irrompe-se como forma de conhecimento, cujas “engrenagens”, quando bem apropriadas e aprimoradas pela escola, conduzem os discentes a superacao de dificuldades e limitacoes, de tal sorte a favorecer o posicionamento critico. Nessa acepcao, nosso objetivo geral do estudo foi promover o letramento literario com alunos do 9º ano Ensino Fundamental, de uma escola publica estadual de Goiana-PE, sobre a tematica o despertar da sexualidade atraves do genero conto. Este genero literario foi escolhido para a acao interventiva, pois o mesmo se aproxima dos leitores pela natureza sucinta e, ao mesmo tempo, complexa de se trabalhar a linguagem e a tematica suscitada. Nesse sentido, imergimos em duas narrativas que abordaram a sexualidade, considerando-a como algo inerente a vida e a saude, assim a entendemos que ela se expressa no ser humano, do nascimento ate a morte. Partindo da ideia de que cabe a escola viabilizar o acesso dos alunos ao universo dos textos literarios, ensinando-lhes a interpreta-los e a relaciona-los a sua vida, enveredamos pela abordagem desse topico por depreendemos que a sexualidade necessita ser exercida com responsabilidade, por meio do respeito a si mesmo e ao outro e a diversidade de crencas, valores e expressoes culturais da sociedade. Atraves dessas leituras, promovemos o letramento literario a partir do genero conto, de forma que pudessem aproximar o leitor do texto e conduzir o aluno a uma leitura critica e reflexiva. Esta pesquisa teve carater descritivo e intervencionista. Para tanto, viabilizamos como proposta metodologia a adocao do modelo de Sequencia Basica de Rildo Cosson (2016), de leitura dos contos: “Conto de Verao nº 2: Bandeira Branca”, de Luiz Fernando Verissimo (1999), e “O Primeiro Beijo” de Clarice Lispector (1991). Deste modo, ao final da investigacao, alcancamos como forma de desdobramento da proposta interventiva a organizacao de um livro de contos produzidos pelos proprios estudantes os quais constituiram o corpus da pesquisa. Ademais, o suporte teorico se fundamentou nos estudos de Moises (1967), Bosi (2002), Candido (1995), Cosson (2016), PCN (1998), Bauman (2005), Colomer (2007), Zilberman (2009), entre outros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES
Interno - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Externo ao Programa - 1410297 - AMANDA RAMALHO DE FREITAS BRITO