PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA SÁ RESENDE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÉBORA SÁ RESENDE
DATA: 25/04/2019
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS PEDAGÓGICOS COOPERATIVOS
PALAVRAS-CHAVES: alfabetização; processo de aquisição da escrita; jogos pedagógicos cooperativos.
RESUMO: O objetivo desse trabalho é analisar como os jogos cooperativos podem contribuir com o processo de alfabetização, em especial no desenvolvimento da escrita dos alunos do 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Temos ainda como objetivos específicos: analisar o que os documentos oficinas dizem sobre a alfabetização para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas esferas municipal, estadual e federal; Identificar os níveis da escrita apresentados pelos alunos a partir de uma avaliação diagnóstica inicial; aplicar oficinas pedagógicas usando os jogos cooperativos a fim de proporcional o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização e realizar uma análise comparativa entre os resultados iniciais e finais da avaliação diagnóstica dos alunos evolvidos na pesquisa. Os caminhos metodológicos encontram embasamento na abordagem qualitativa de pesquisa. O trabalho de campo será realizado por meio da pesquisa-ação. Utilizaremos como procedimentos de geração de dados: a observação participante, a análise documental e oficinas temáticas. Os participantes dessa pesquisa serão alunos do 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola da rede pública municipal da cidade de Pombal/PB. Serão nossos aportes teóricos os autores Kleiman (2005), Tfouni (2010), Soares (2016; 2017), Cagliari (1990) e outros na conceituação de alfabetização. No que diz respeito ao trabalho com jogos cooperativos utilizaremos Soler (2002), Correia (2012) Brotto (1999) e outros. Nesta linha, buscaremos o que dizem os documentos oficiais sobre a alfabetização nas esferas Federal (BNCC), Estadual (Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental do Estado da Paraíba) e Municipal (PME) para melhor compreendermos o que esses documentos expressam. Acreditamos com esse trabalho de pesquisa, que os dados a serem gerados possam sinalizar possibilidades de formas de trabalho sobre a alfabetização por meio dos jogos pedagógicos cooperativos.
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES