PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: DÉBORA SÁ RESENDE

DISCENTE: DÉBORA SÁ RESENDE
DATA: 27/05/2020
LOCAL: Remoto. Plataforma Zoom Meetings
TÍTULO: O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS PEDAGÓGICOS COOPERATIVOS
PALAVRAS-CHAVES: alfabetização; escrita; jogos pedagógicos cooperativos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: O objetivo desse trabalho é perceber em que medida os jogos pedagógicos cooperativos podem contribuir para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento, principalmente no que diz respeito à escrita, dos alunos do 2º ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental da cidade de Pombal/PB. Nessa perspectiva, entendendo alfabetização como um processo ligado à escolarização e letramento estando atrelado às práticas sociais dos indivíduos. Assim, nessa pesquisa, foi necessária a realização de uma avaliação diagnóstica do público pesquisado, através de uma amostragem, quais as suas principais dificuldades e quais os níveis de alfabetização encontrados naquele universo. O trabalho foi realizado tendo como suporte atividades adequadas à turma pesquisada, ou seja, de acordo com faixa etária e nível de alfabetização e de letramento, como subsídio para o desenvolvimento da escrita. Nesta linha, buscamos o que dizem os documentos oficiais sobre as práticas de alfabetização e letramento nas esferas Federal (BNCC), Estadual (Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental do Estado da Paraíba) e Municipal (PME) para melhor compreendermos se há déficit e como saná-lo ou diminuí-lo, levando em consideração o ciclo de alfabetização. Ainda foi feito um passeio sobre os PCN’s e LDB, reconhecendo sua importância na história da educação brasileira. Foram nossos aportes teóricos os autores Kleiman (2005), Tfouni (2010), Soares (2016; 2017), Cagliari (1990), Grossi (2008) e outros na conceituação de alfabetização e letramento. No que diz respeito ao trabalho com jogos cooperativos utilizamos Soler (2002), Correia (2012) Brotto (1999) e outros. Os caminhos metodológicos perpassam a pesquisa bibliográfica e uma abordagem qualitativa e quantitativa, dada à natureza deste estudo. O trabalho de campo foi realizado por meio da pesquisa-ação. Utilizamos como procedimentos de geração de dados: a observação participante, a análise documental e a aplicação dos jogos pedagógicos cooperativos voltados à prática da alfabetização. Desenvolvemos possibilidades de formas de trabalho para a construção de uma prática alfabetizadora tendo como elemento incentivador a perspectiva de jogos pedagógicos cooperativos. Sendo um dos instrumentos utilizados a prova do PMALFA (Programa Mais Alfabetização) do Governo Federal, esta prova foi subsídio para o diagnóstico inicial e também como instrumento de percepção de posteriores resultados alcançados.
Presidente - 2379990 - ALVANIRA LUCIA DE BARROS
Interno - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Externo ao Programa - 1544111 - GIULIANA CAVALCANTI VASCONCELOS

O Link para acesso à defesa é: https://us04web.zoom.us/j/4317848256?pwd=UTM3MUR5blNLZGdSTThwK0JuSDZ6dz09