PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROJANIA SILVA FIUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROJANIA SILVA FIUZA
DATA: 28/05/2020
LOCAL: Remoto. Plataforma Google Meet
TÍTULO: O GÊNERO CARTA PESSOAL: uma sugestão de proposta pedagógica com ênfase na pontuação e no aspecto interacionista
PALAVRAS-CHAVES: PALAVRAS CHAVE: . Texto. Gênero. Carta. Pontuação.
RESUMO: Essa pesquisa tem como objetivo geral promover o desenvolvimento da escrita como prática discursiva através da carta pessoal com os alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Milton Cunha. Traçamos como objetivos específicos: motivar o aluno a ler e interpretar cartas pessoais com vistas a incentivá-los a escrever carta fazendo o uso adequado desse gênero textual; visamos contribuir para que o aluno possa escrever cartas utilizando, corretamente, os sinais de pontuação, além disso, propiciar a prática de correspondência entre os alunos e idosos do Lar Torres de Melo. É nosso propósito também instigá-los a refletir sobre as práticas de correspondências escritas atuais e estimulá-los a escreverem cartas buscando aprimorar essa habilidade para a produção de texto. Vivemos na era da tecnologia, mas necessitamos preservar a comunicação escrita como uma forma de estabelecer laços afetivos, e por meio da carta, é possível essa interação entre os alunos de EJA e os idosos do Lar Torres de Melo. A carta pessoal por ser um texto simples propiciará o aluno de EJA produzir textos escritos com certa facilidade, além disso, permitirá que esse aluno empregue corretamente os sinais de pontuação. Para construção desse trabalho, adotou-se como fundamentação teórica, os estudos do Círculo de Bakhtin (2011) acerca do trabalho com gêneros discursivos como interação, além de outros autores. A metodologia baseia-se nos estudos e propostas produzidas por Dolz, Noverraz e Schneuwly sobre as sequências didáticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se enquadra como pesquisa-ação. Baseia-se no aporte teórico de Godoy (1995) e de Ludke e André (2012). Essa pesquisa tem o propósito de investigar as dificuldades dos alunos em relação ao domínio da escrita e a reflexão sobre o uso das novas tecnologias com função comunicativa.
Presidente - 1150299 - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO