PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DO ALUNO ALEXANDRE SOUSA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi realizada pelo Programa, conforme dados abaixo:

DISCENTE: ALEXANDRE SOUSA DA SILVA
DATA: 29/05/2020
LOCAL: Remoto. Plataforma: Zoom Meetings.
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA O LETRAMENTO EM DIREITOS HUMANOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Leitura. Letramento. Direitos humanos.
RESUMO: O hábito da leitura e a sua realização de forma proficiente é imprescindível, tanto para o desenvolvimento escolar, como para atender as necessidades dos jovens na sua vida cotidiana. Nesse sentido, uma vez que as relações sociais estão se realizando, notoriamente, de maneira desarmoniosa, é importante que a escola proporcione atividades de leitura crítica que possibilitem discutir temas ligados aos direitos humanos, com o fim de contribuir para formação de jovens conscientes do seu papel como cidadãos responsáveis pela sociedade na qual estão inseridos. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver estratégias de leitura crítica, em uma turma do 9º Ano do Ensino Fundamental, que proporcionem uma formação para o exercício da cidadania e valorização dos direitos humanos. A metodologia a ser desenvolvida neste trabalho será a proposição de círculos de leituras compartilhadas, através da disponibilização de textos de diversos gêneros textuais que tratem de temas sensíveis aos direitos humanos, que possibilitem desenvolver estratégias de leitura crítica. Para desenvolver a pesquisa, consultamos, especialmente, o seguinte referencial teóricos: Solé (1998) e Koch & Elias (2018) (2019), que tratam sobre teorias e estratégias relacionadas à prática de leitura e de compreensão de textos; a Basse Nacional Comum Curricular (2017), a qual estabelece competências e habilidades a serem desenvolvidas nas práticas de leitura ao longo da escolaridade básica, ressaltando ainda a importância de uma abordagem sobre a temática dos direitos humanos; e alguns artigos que compõe a obra de Silveira et al (2010) e Flores et al (2014), que apresentam os fundamentos e aspectos metodológicos para a realização de um educação em direitos humanos.

Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO