PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DO ALUNO EDILSON BARBOSA MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi realizada pelo Programa, conforme dados abaixo:

DISCENTE: EDILSON BARBOSA MARTINS
DATA: 29/05/2020
LOCAL: Remoto. Google Meet.
TÍTULO: PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS POR MEIO DO GÊNERO DISCURSIVO AUTOBIOGRAFIA
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Letramento. Escrita. Autobiografia.
RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos enquanto modalidade de ensino assume, segundo documentos oficiais, o papel de reparar e conceder igualdade de oportunidade, dando acesso a bens como leitura e escrita àqueles que em outro tempo não puderam usufruir, recolocando-os como capaz de participar efetivamente na sociedade altamente letrada e grafocêntrica. Nesse contexto, torna-se imperioso que as práticas de ensino desenvolvidas para tal modalidade, sejam práticas que contemplem a escrita de modo significativo e que sejam assentadas nos usos reais que fazemos da mesma, nas diversas esferas sociais, constituindo-se em práticas que levem a efetivos letramentos. Dessa maneira, o trabalho em questão visa compreender como um projeto de letramento, envolvendo o gênero discursivo autobiográfico pode favorecer o aprimoramento do processo de escrita dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, II Ciclo do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Santa Rita-PB. Nesse sentido, desenvolveremos uma pesquisa de natureza qualitativa, configurada enquanto pesquisa-ação de cunho intervencionista, na qual teremos como instrumentos de geração de dados a observação participante, rodas de conversa e oficinas temáticas, tomaremos também, enquanto técnica para a análise dos dados obtidos, a análise de conteúdo, compreendemos ainda, que tais instrumentos de geração e análise de dados nos auxiliarão nas práticas propostas em torno do gênero discursivo autobiografia, tomado para a promoção de letramentos. Norteiam-nos enquanto construção teórica, o entendimento da legislação brasileira no tocante à EJA, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), as Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2000) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), no que diz respeito ao entendimento sobre práticas de letramentos Tfouni (2005), Oliveira, Tinoco e Santos (2014), Kleiman (2005) e Soares (2017), a respeito da escrita enquanto interação discursiva corroboram-nos Bakhtin (2003), Koch e Elias (2014) e no tocante à discussão em torno do gênero discursivo autobiografia, amparam-nos Larrosa (1994), Cunha (1997) e Lejeune (2008). Portanto, trabalhando com a escrita a partir de práticas que evidenciem os letramentos, esperamos contribuir para o aprimoramento da escrita dos alunos, contribuindo assim, para a sua formação enquanto cidadão.

Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES