PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEFA MARIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEFA MARIA DA SILVA
DATA: 29/06/2020
LOCAL: Zoom Meetings
TÍTULO: A POESIA AFRO-BRASILEIRA EM SALA DE AULA: PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Poesia afro-brasileira. Letramento literário. Educação para as relações étnico raciais. Ensino fundamental.
RESUMO: Esta proposta de letramento literário promoverá a leitura da poesia afro-brasileira em uma turma do sétimo ano do ensino fundamental e realizará práticas de ensino que estimulem a escrita, a oralidade e o senso crítico, utilizando de forma consciente os recursos estéticos e aspectos ideológicos que emergem dessa produção, tendo em vista que apresenta representações artísticas, culturais e históricas africanas e afro-brasileiras. Além disso, favorece a implementação da lei 10.639/2003 e a educação para as relações étnicos raciais, ao utilizar como objeto de leitura e análise a obra Antologia da Poesia Negra Brasileira – O Negro em Versos (PNBE 2006), pertencente ao acervo escolar. Para tanto, se apoiará em Candido (1995), ao apresentar a literatura como direito e enfatizar o seu caráter humanizador; Cosson (2006; 2019), que apresenta o letramento literário na escola básica e os círculos de leitura; Pinheiro (2001), com seus estudos referentes à poesia em sala de aula; Gomes (2012), sobre relações étnico-raciais, educação e currículo; Munanga (2005), ao mostrar a necessidade de superar o racismo na escola; e Duarte (2011), com seus elementos que caracterizam a poesia afro-brasileira. Em termos de resultados, esperamos que os estudantes ampliem suas habilidades leitoras, desenvolvendo práticas de oralidade que reconheçam e afirmem a identidade negra brasileira e rejeitem discursos preconceituosos.
Presidente - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Interno - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS