PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: LIDUÍNA MARIA DO CARMO

DISCENTE: LIDUÍNA MARIA DO CARMO
DATA: 25/02/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: LITERATURA DE CORDEL E O EMPODERAMENTO FEMININO: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário. Literatura de cordel. Empoderamento feminino. Sequência didática. Caderno de atividades.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO: O presente trabalho é uma proposta de prática pedagógica que tem por objetivo geral contribuir para a promoção do letramento literário em uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola municipal na cidade de Fortaleza, a partir do estudo da literatura de cordel de autoria feminina. A proposta também busca auxiliar na formação crítica dos alunos, propiciando-lhes condições de expressão de suas subjetividades e dos seus posicionamentos sobre o tema empoderamento feminino, por meio tanto da oralidade quanto da escrita. Este tema surgiu de questionamentos feitos pelos próprios alunos acerca da situação da mulher em nossa sociedade a partir de uma discussão na sala de aula sobre a Lei Maria da Penha, iniciada pela leitura de um cordel. Motivados por essa experiência, propusemos a leitura de cordéis produzidos pela cordelista cearense Ivonete Morais que versam sobre as lutas e os diretos das mulheres. Essa proposta está pautada numa sequência didática expandida, metodologia sistematizada por Cosson (2009) na obra Letramento literário, e tem como suporte teórico principal Candido (2004), com O direito à literatura, Marinho e Pinheiro (2012), com O cordel no cotidiano escolar, Maxado (2012), com a obra O que é cordel na literatura popular, Holanda e Rinaré (2009), com Cordel criar, rimar e letrar, Haurélio (2010), com Breve história da literatura de cordel, e Berth (2019), com Empoderamento. Além das atividades de leitura e interpretação, idealizamos a participação dos(as) discentes em um sarau literário que a escola promove todo ano, o que propicia a oportunidade de socializar a proposta com toda a comunidade escolar. Por fim, como parte integrante do nosso trabalho, também elaboramos um Caderno de atividades destinado a professores(as) interessados(as) na promoção do letramento literário a partir do cordel. Em termos de resultados, esperamos que este trabalho contribua para a formação de leitores críticos, autônomos e participativos.
Presidente - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Interno - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS