PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JOSEFA MARIA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEFA MARIA DA SILVA
DATA: 29/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A POESIA AFRO-BRASILEIRA EM SALA DE AULA: PROPOSTAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Poesia afro-brasileira. Letramento literário. Ensino Fundamental – Anos Finais. Educação para as relações étnico-raciais.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

RESUMO: Este trabalho parte de reflexões sobre a literatura na escola e aspectos referentes ao tema presentes na legislação educacional, objetivando a mediação da leitura literária da poesia afro-brasileira no Ensino Fundamental – Anos Finais, por meio de abordagens didáticas envolvendo letramento literário que estimulem a escrita, a oralidade e a criticidade, tendo em vista a gama de recursos presentes no gênero poesia, bem como os aspectos estéticos, culturais, históricos africanos e afro-brasileiros que emergem dessas produções. Além disso, a leitura da poesia afro-brasileira na sala de aula contribui para o fomento da educação para as relações étnicos-raciais por se valer da obra Antologia da Poesia Negra Brasileira – O Negro em Versos (PNBE 2006), pertencente ao acervo escolar, como objeto de leitura e análise. Para tanto, o estudo se apoiará em Freire (1967; 1989; 1997), ao demonstrar em sua pedagogia libertadora a importância do ato de ler; Candido, (1995) ao apresentar a literatura como direito, enfatizar o seu caráter humanizador e a dimensão social, assim como Moisés (2012; 2019), ao mostrar a função social da poesia e do poeta; Alves (2001), com seus estudos referentes à poesia em sala de aula; Duarte (2011), com seus elementos que caracterizam a poesia afro-brasileira; Silva (2010), com a Literatura negra; Andruetto (2012) e sua literatura sem adjetivos; Colomer (2003; 2007) e Zilberman (2009) sobre leitura literária; Solé (1998), com as estratégias de leitura; Cosson (2019; 2019), que apresenta o letramento literário na educação básica e os círculos de leitura; Serrani (2008), e suas pesquisas sobre antologia; Gomes (2012), sobre relações étnico-raciais, educação e currículo; Munanga (2005), com a necessidade de superar o racismo na escola. Em termos metodológicos, escolhemos oficinas temáticas, rodas de diálogo e a organização de um Caderno Pedagógico para contribuir com o trabalho docente, além de esperarmos favorecer o surgimento de uma comunidade de estudantes-leitores a partir do espaço escolar, incentivando posturas que reconheçam e afirmem a identidade negra-brasileira, rejeitando discursos preconceituosos, no intuito de fomentarmos uma educação antirracista.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Interno - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Externo ao Programa - 1056140 - RINAH DE ARAUJO SOUTO