PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: JANAÍNA PATRÍCIA XAVIER DOS SANTOS SILVA

DISCENTE: JANAÍNA PATRÍCIA XAVIER DOS SANTOS SILVA
DATA: 31/03/2023
LOCAL: CCAE - Mamanguape/PB
TÍTULO: A MULTIMODALIDADE NO GÊNERO CHARGE: UMA PROPOSTA SITUADA NA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS
PALAVRAS-CHAVES: Multimodalidade. Multiletramentos. Leitura. Charge.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Cotidianamente as pessoas são desafiadas a aprender novas formas de ler e compreender os diferentes textos produzidos em meio aos avanços das tecnologias digitais e a massificação da internet. Cada vez mais, percebe-se a interação entre palavras e imagens, tornando-se imprescindível o estudo dessas várias modalidades de linguagens ou semioses, que vêm transformando aquela tradicional definição que se tinha de texto, passando a exigir novas competências leitoras e novos letramentos. Por isso, pensando nessas novas demandas de leituras de textos multimodais dentro de uma Pedagogia dos Multiletramentos, em especial à leitura do gênero textual charge, em virtude da sua ampla utilização nas escolas e em exames nacionais de larga escala, como exemplo, o ENEM, a Prova Brasil e o exame de admissão para os Institutos Federais, será desenvolvida uma pesquisa-ação, centrada nos desafios encontrados nas práticas de leitura e compreensão de textos com maior informatividade visual, como no caso das charges. O objetivo geral desta pesquisa, portanto, visa compreender como a multimodalidade pode ser explorada nas aulas do 9°ano do ensino fundamental, à luz da Pedagogia dos Multiletramentos, com foco no desenvolvimento da competência leitora. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho intervencionista nas aulas de Língua Portuguesa do 9° ano do ensino fundamental em uma escola situada na cidade de Nova Cruz-RN, no segundo semestre do ano letivo de 2022. O aporte teórico sobre multimodalidade e multiletramentos está ancorado em Rojo (2012, 2015, 2019), Ribeiro (2021), Cazden et al (2021), Coscarelli (2016), Dionísio (2014); no tocante à compreensão leitora, apoia-se em Koch e Elias (2008); Rojo (2012, 2015); e relacionado aos gêneros textuais e a charge, ampara-se em Dionísio (2010), Marcuschi (2008), Flôres (2002), dentre outros. Utilizando-se dos instrumentos de geração de dados, roda de conversa e observação participante, os quais serão mobilizados nas oficinas pedagógicas e, para a análise dos dados obtidos, foi adotada a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). As análises dos dados permitiram compreender que a leitura não apenas da linguagem verbal, mas de todas as linguagens presentes nos textos (imagens, palavras, tipografias, expressões faciais, gestuais, sons, cores, dentre outras), de forma integrada, colaboram para uma compreensão global dos textos. O fenômeno da multimodalidade e dos multiletramentos devem ser problematizados no dia a dia de alunos/as e professores/as e nos trabalhos com os gêneros textuais, principalmente, a partir dos modelos comunicativos que apresentam um forte teor crítico e argumentativo, como no caso das charges.
Presidente - 2385981 - LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS
Interno - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA