PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MARIA APARECIDA JOANA DA SILVA CAMPOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA APARECIDA JOANA DA SILVA CAMPOS
DATA: 26/02/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA DE IDENTIDADES NEGRAS DE DISCENTES PERTENCENTES A COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS
PALAVRAS-CHAVES: Identidade negra. Práticas discursivas. Comunidade Quilombola.
PÁGINAS: 136
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: O movimento negro esta a frente de lutas que passaram a ganhar forca nas ultimas decadas, tendo como maior motivacao os direitos de preservacao da cultura e identidade afro-brasileira. Nesse cenario, encontramos nas instituicoes escolares alunos negros e alunas negras que ainda se sentem “diminuidos” por apresentar caracteristicas fenotipicas que traduzem uma historia marcada pela escravidao e negacao de seus direitos. O preconceito racial e um dos males que se arrasta ate os dias atuais por praticas discursivas produzidas e circulantes cujos sentidos impoem a cultura do branqueamento. Negar a existencia de praticas racista no contexto escolar e tentar ocultar tais praticas de preconceito nesse ambiente. Com essa compreensao, indagamos: como se constituem identitariamente alunos(as) negros(as) no que se refere ao seu pertencimento etnico-racial pertencentes a uma comunidade quilombola situada num municipio paraibano? A pesquisa objetivou analisar como se da a constituicao discursiva identitaria desses(as) discentes em sua trajetoria escolar ante o seu pertencimento racial. A investigacao, de natureza qualitativa intervencionista, se situa no campo da Linguistica Aplicada e adota a concepcao de lingua como pratica social. Teoricamente foi orientada por concepcoes da Analise de Discurso Francesa (AD), teorizacoes foucaultianas e teorias sociais voltadas para a elaboracao de identidades negras. Para sua execucao, utilizaram-se como procedimentos metodologicos, tais como a realizacao de questionarios, entrevistas, oficinas e rodas de conversas com os(as) discentes. Os dados foram gerados mediante dizeres dos professores de Lingua Portuguesa e de discursividades que atravessam textos produzidos pelos alunos tanto na oralidade quanto da escrita em seus relatos pessoais. Ao final das analises, Percebemos que a escola ainda nao trabalha adequadamente a questao da pluralidade cultural. Elaboramos uma proposta de intervencao que tem como produto um caderno pedagogico com vistas a apresentar aos/as docentes das escolas pesquisada uma das possibilidades do trato da questao racial junto aos seus/as alunos/as.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo ao Programa - 2312381 - EDILEIDE DE SOUZA GODOI