PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: TIAGO SANTOS PRADO

DISCENTE: TIAGO SANTOS PRADO
DATA: 26/02/2018
LOCAL: Mamanguape (UFPB- Campus IV)
TÍTULO: O HIPERTEXTO E AS HABILIADES DE LEITURA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Hipertexto. Letramento digital.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Os recursos tecnologicos estao cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, principalmente aqueles relacionados as Tecnologias de Informacao e Comunicacao. Este estudo justifica-se pela necessidade de uma utilizacao de instrumentos tecnologicos na escola que proporcionem uma visao do mundo contemporaneo, mais ligada aos contextos sociais e historicos a uma clientela para a qual a utilizacao destes recursos no cotidiano e usual. E imprescindivel, ainda, a investigacao de como esses instrumentos de tecnologia influenciam o processo de ensino e aprendizagem, em nosso caso, mais especificamente o hipertexto e a leitura. O objetivo deste estudo e investigar como o hipertexto pode contribuir para desenvolver o aspecto critico-discursivo da leitura de alunos do ensino fundamental. Este estudo constitui-se de uma pesquisa qualitativa de cunho intervencionista que se utilizou da netnografia como metodo e de instrumentos como a observacao participante e o diario de campo. Os sujeitos da pesquisa sao alunos de 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal da Paraiba, situada na cidade de Mamanguape. Utilizamos como aporte teorico os estudos sobre os modelos de leitura (KOCH, 2008; LEFFA, 1999), mais especificamente sobre o modelo critico-discursivo (FAIRCLOUGH, 2001). As relacoes entre o texto e o hipertexto (COSCARELLI, 2006, 2009; KOCH, 2003, 2007; XAVIER, 2003; MARCUSCHI, 1999), a sociedade e as tecnologias (MORAN, 2000; LEVY, 1999; JOHNSON, 2001), as geracoes digitais (TELLES, 2009; GABRIEL, 2013) e o letramento digital (RIBEIRO e COSCARELLI, SD). Este trabalho demonstra que o hipertexto potencializa as habilidades de leitura em uma perspectiva critico-discursiva, proporcionando, nao so um desempenho melhor, mas tambem uma maior cooperacao e interacao dos estudantes em sala de aula.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI