PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA DE OLIVEIRA LIMA LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA DE OLIVEIRA LIMA LOPES
DATA: 28/03/2018
HORA: 15:00
LOCAL: ccae mamanguape
TÍTULO: LEITURA LITERÁRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM CONTOS FANTÁSTICOS
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário. Conto fantástico. Ensino Fundamental.
PÁGINAS: 55
RESUMO: Muito se tem falado, na esfera educacional, sobre a dificuldade que os alunos têm para ler, interpretar e inferir textos, pois se percebe que muitos deles, mesmo estando nos anos finais do ensino fundamental, apenas decodificam. São os denominados “analfabetos funcionais”. Considerando essa realidade, surge a necessidade da escola, do educador, de formar leitores proficientes, letrados, capazes de utilizar a língua materna de diversas formas e de compreender a importância da leitura como uma prática social e cultural. E, assim, com o desinteresse pela leitura, consequentemente ocorre o esmaecimento da relevância educacional do ensino de literatura, enquanto componente curricular rico em cultura, história, filosofia e, em especial, a ponte que conecta o estudante ao fantástico mundo da imaginação e da leitura. Desse modo, objetivamos, com o presente projeto, realizar o letramento literário de alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual da cidade de Pedro Régis, litoral norte paraibano, a fim de que possamos cooperar para a melhoria da prática de leitura deles. Para que alcancemos nosso fim, faremos uso de contos oriundos do gênero fantástico, com a finalidade de possibilitar aos alunos uma nova concepção sobre a prática de leitura, como sendo um exercício prazeroso e ao mesmo tempo intelectivo, visto que possibilita adquirir novas visões de mundo, formar novas opiniões, além de possibilitar o aprimoramento da escrita e da forma de se expressar, e, consequentemente, formar leitores proficientes para a vida. A pesquisa realizada a partir desse projeto constitui-se numa pesquisa-ação e como metodologia de intervenção faremos uso dos círculos de leitura (COSSON, 2014). Para o cumprimento do nosso objetivo, a fundamentação teórica deste estudo está centrada nos seguintes pesquisadores: Bessièrre (2012), Caetano (2001), Candido (1988), Colomer (2007), Cosson (2006 / 2014), Lovecraft (2006), Roas (2014), Santos (2006), Segabinazi (2015),Todorov (2009), Zilberman (2005), entre outros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES
Interno - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Externo ao Programa - 2343431 - FABIANA FERREIRA DA COSTA