PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MAIRA FONSECA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAIRA FONSECA COSTA
DATA: 25/05/2018
HORA: 17:30
LOCAL: CAMPUS IV DA UFPB - MAMANGUAPE/PB
TÍTULO: DISCURSIVIDADES DE GÊNERO EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM MÚSICA
PALAVRAS-CHAVES: Análise do Discurso. Gênero. Música.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: A presente dissertacao resulta de uma pesquisa-acao que tem como foco as discussoes de genero. A tematica das questoes de genero e voltada para a reflexao e a nao aceitacao das formas de dominacao. Considerando o momento efervescente sobre as discussoes em torno das tematicas de genero e feminismo em nossa sociedade sentimos a necessidade de que estas discussoes adentrassem o ambiente escolar. O objetivo deste trabalho foi analisar como os alunos de uma escola publica do municipio de Joao Pessoa – PB apreendem sentidos acerca das manifestacoes discursivas da desigualdade entre homens e mulheres na letra da musica Mulamba. As atividades de analise, discussao e intervencao da letra da musica foram realizadas com uma turma de 9º ano do ensino fundamental. A pesquisa e de natureza quali-quantitativa e, como metodologia, fez uso de procedimentos, como aplicacao de questionarios, audicao e analise da letra da musica Mulamba. Para fundamentar as analises, consideramos a lingua como pratica social e, por isso, nos valemos da Analise do Discurso, marcadamente segundo Foucault (2014), Orlandi (1999) e Lopes (2002). Para abarcar as questoes de genero e o feminismo, valemo-nos de Moita Lopes (2002), Adichie (2015), Rago (1998), Butler (2010) e Beauvoir (1980). Como suporte teorico para os procedimentos didaticos, recorreremos a Ferreira (2013) e Thiollent (2004). Os dados que constituem o corpus da pesquisa, foram coletados atraves da aplicacao de um questionario do Ipea (Instituto de Pesquisa Economica Aplicada), questionarios e audicao e analise de letra de musica. Essa dissertacao apresenta como objetivo geral analisar como os alunos de uma escola do municipio de Joao Pessoa apreendem sentidos acerca das manifestacoes discursivas da desigualdade entre homens e mulheres na letra da musica Mulamba. Alem disso, propusemos quatro objetivos especificos: problematizar as discursividades que compoem as respostas dos alunos mediante o questionario do Ipea 2014 sobre tolerancia social a violencia contra as mulheres; verificar como os alunos se posicionam discursivamente a tematica de genero que perpassa a letra da musica do grupo feminino Mulamba; identificar nas respostas dos alunos os efeitos de sentido que indiquem aceitacao ou rejeicao a igualdade de genero; promover a reflexao e a expressao do pensamento critico. Como resultado, por meio dos procedimentos aplicados, foi possivel encontrar nas respostas dos alunos a mudanca do discurso de interdicao para aceitacao do discurso de igualdade de genero.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo ao Programa - 2312381 - EDILEIDE DE SOUZA GODOI