PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: SCARLLET O'HARA DE OLIVEIRA MORAES

DISCENTE: SCARLLET O'HARA DE OLIVEIRA MORAES
DATA: 11/10/2018
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: ETANOL HIDRATADO DERIVADO DA CASCA DO ABACAXI (ANANAS COMOSUS L. MERRIL).
PALAVRAS-CHAVES: Biomassa. Fermentação. Destilação.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: A crescente busca pelos bicombustiveis visa a nao utilizacao de materias primas nao renovaveis, com o intuito de evitar a escassez destes, bem como todos os problemas ambientais resultantes do uso dos mesmos, como a emissao de gases de efeito estufa. No Brasil o bicombustivel mais utilizado e o etanol a partir da cana-de-acucar, porem existem outros como o biogas e o biodiesel. A producao na industria sucroalcooleira e sazonal devido a materia prima, de forma que as usinas passam aproximadamente quatro meses por ano sem produzir, tempo este denominado de entressafra. A biomassa e visada para esta producao por possuir elevado indice de acucares em sua composicao lignocelulosica. Os problemas ambientais advindos de residuos industriais sao uma realidade global, muitos rejeitos da industria de alimentos nao sao aproveitados e acabam voltando ao meio ambiente em forma de poluicao. Existe uma necessidade de reaproveitamento desses residuos afim de evitar a degradacao do meio ambiente. O presente estudo visou avaliar o suco da casca do abacaxi, residuo abundante na regiao paraibana, como produto para producao do mosto fermentado, destilacao e fabricacao do etanol hidratado, com principal objetivo de demonstrar que a industria sucroalcooleira pode utilizar este residuo em sua planta para uma possivel diminuicao do periodo da entressafra. Os parametros analisadas antes e durante a fermentacao foram: Acidez, ºBRIX, pH, ART, AR, POL, pureza, condutividade e teor alcoolico, bem como pode-se acompanhar a contaminacao bacteriana e viabilidade da levedura durante a fermentacao, e para ajuste inicial do ºBRIX do suco da casca foi utilizado o melaco residual da usina de acucar Agroval. Obteve-se um etanol hidratado com teor alcoolico em 94,8 INPM (%m), 96,66°GL (v%), acidez 13,7 mg/L, condutividade 64,6 μs/m e massa especifica a 20°C de 804,7 kg/m3, estando assim de acordo com as normas estabelecidas pela Agencia Nacional de Petroleo, Gas Natural e Bicombustiveis – ANP. .
Externo à Instituição - FABIO DE MELO RESENDE
Presidente - 1662888 - MARTA CELIA DANTAS SILVA