PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MELINA CAVALCANTI DE MELO BICHINHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MELINA CAVALCANTI DE MELO BICHINHO
DATA: 28/08/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL, MECÂNICO, ENERGÉTICO E MICROESTRUTURAL DE ESTRUTURAS DE CONCRETOS SUSTENTÁVEIS SUBMETIDAS A AMBIENTE MARINHO
PALAVRAS-CHAVES: Material alcalinamente ativado, concreto, ambiente marinho, desempenho ambiental, análise microestrutural.
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: Em se tratando de construcao civil, o cimento Portland e suas variacoes sao os materiais protagonistas da atividade. Ele e o principal componente do concreto e da argamassa que servem de alicerce para a edificacao dos mais diversos tipos de construcoes. Contudo, ha algum tempo, seu processo produtivo vem sendo questionado pelos pesquisadores devido aos significativos impactos ambientais ocasionados pela alta liberacao de CO2 durante seu processo fabril. Em paralelo e na tentativa de mitigar tais impactos, outras alternativas de materiais vem sendo desenvolvidas e aprimoradas ao longo dos anos, a exemplo do cimento a base de material alcalinamente ativado. Deste modo, o objetivo deste trabalho e avaliar o desempenho ambiental e energetico de estruturas de concreto a base de material alcalinamente ativado submetidas a ambiente marinho e compara-las ao concreto a base de cimento Portland, bem como comparar suas propriedades mecanicas e avaliar suas caracteristicas microestruturais. Para o empreendimento dessa pesquisa foram elaborados 60 corpos de prova, entre concreto a base de cimento Portland e material alcalinamente ativado submetidos a cura em ambiente natural e marinho e avaliados em 3 diferentes idades. Foram realizados ensaios de resistencia a compressao simples, alem de analises microestruturais atraves da difracao de raios – X (DRX), espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), termogravimetria (TG) e microscopia eletronica de varredura (MEV) alem da utilizacao do software Simapro para realizacao dos calculos de emissao de CO2 eq. Apos a efetivacao das analises observou-se a superioridade do concreto a base de material alcalinamente ativado no tocante a resistencia mecanica, alem de menor emissao de CO2eq na atmosfera e demanda energetica para sua producao quando comparado ao concreto a base de cimento Portland. No material alcalinamente ativado tambem atesta-se a preservacao de suas caracteristicas microestruturais quando expostos ao ambiente marinho, tornando-o assim uma boa alternativa de ligante para a construcao civil principalmente no tocante a durabilidade e a sustentabilidade.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1972401 - JOSE FELIX DA SILVA NETO
Presidente - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA
Interno - 1991228 - MONICA CARVALHO