PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HERWIN SAITO SCHULTZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HERWIN SAITO SCHULTZ
DATA: 23/07/2020
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL
TÍTULO: COMPARATIVO DE EMISSÕES ENTRE SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA E GERAÇÃO TERMOELÉTRICA LOCALIZADOS NA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de ciclo de vida; comparativo de emissões; geração de eletricidade; CO2-eq; emissões de GEE.
RESUMO: Tradicionalmente os sistemas de geração de energia elétrica utilizam combustíveis fósseis em seu processo de produção e emitem grande quantidade de gases de efeito estufa (GEE). Para reduzir estas emissões, deve-se buscar formas de obtenção de energia que sejam menos agressivas ao meio ambiente. Neste contexto, a utilização de fontes renováveis adquire importância na matriz energética. Os sistemas solares fotovoltaicos (SSFV) podem representar uma fonte de energia menos poluente e substituir fontes não-renováveis a combustíveis fósseis, como é o caso das usinas termoelétricas (UTE). O estado da Paraíba possui um grande potencial de geração de energia solar, possuindo uma das maiores taxas de irradiação solar do país. O objetivo geral deste estudo é, através da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), comparar as emissões de gases de efeito estufa por energia gerada (kg de CO2-eq/kWh), entre sistemas de geração de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos e unidades termoelétricas movidas a gás natural, para instalações localizadas na região Nordeste do Brasil. A metodologia utilizada consistirá em dimensionar o sistema de geração solar fotovoltaico e obter dados referentes a usina termoelétrica a partir da base de dados Ecoinvent. Com os dados de inventário do sistema solar e da termoelétrica será aplicada a ACV para os dois sistemas. A ACV fornecerá resultados para que seja será realizado um comparativo da taxa de emissões entre os sistemas. Serão utilizados para a avaliação: o SimaPro v.9.0.0.49, banco de dados do Ecoinvent 3.5 (2018) e método de avaliação de impacto ambiental IPCC 2013 GWP 100a. Espera-se que os sistemas solares fotovoltaicos sejam menos poluentes e que as usinas termoelétricas a gás apresentem taxas pelo menos três vezes maiores que os sistemas fotovoltaicos.
Externo ao Programa - 1998216 - FLAVIO DA SILVA VITORINO GOMES
Presidente - 1991228 - MONICA CARVALHO