PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: AMADEU JUNIOR DA SILVA FONSECA

DISCENTE: AMADEU JUNIOR DA SILVA FONSECA
DATA: 29/07/2022
LOCAL: Virtual - meet.google.com/mtw-gaih-nct
TÍTULO: Análise econômica sob condições de risco de uma termoelétrica a oléo combustível em término de contrato de concessão no Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Economia da energia, tomada de decisão, fonte alternativas de energia.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Planejamento Energético
RESUMO: Em virtude das metas globais de descarbonização e em defesa de uma energia mais limpa e eficiente, há constantes debates do uso dos combustíveis fósseis, as fontes renováveis e o processo de transição energética. No início do Séc. XXI tiveram leilões da concessão e contratações de usinas termoelétricas a óleo combustível, para garantir a manutenção do fornecimento de eletricidade e segurança energética do Sistema Interligado Nacional (SIN) brasileiro. Na década de 2020 haverá o término destes contratos e muitas usinas térmicas enfrentarão a desmobilização ou readequação do plano de negócio para permanecerem ativas. Contudo, esta dissertação analisou a viabilidade econômica sob condições de risco de uma termoelétrica a óleo combustível em término de contrato de concessão de energia no Brasil. Mais especificamente: realizou uma revisão de literatura a respeito das perspectivas das termoelétricas na transição energética, sob a ótica da economia circular; analisou o custo de capital sob condições de risco para termoelétricas no Brasil; Analisou a desmobilização sob condições de risco para uma termoelétrica a óleo combustível no Brasil, e; Analisou a viabilidade econômica sob condições de risco de uma termoelétricas a óleo combustível no Brasil, visando a substituição do sistema de aquecimento dos tanques de armazenamento de combustível. Para revisão de literatura utilizou a bibliometria e análise de conteúdo e para as análises econômicas, levantou as das demonstrações financeiras do estudo de caso e aplicou via Simulação de Monte Carlo (SMC) os indicadores de avaliação econômica como Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Custo Anual Uniforme Equivalente (CAUE), Capital Asset Pricing Model (CAPM), Weighted Average Cost of Capital (WACC), Levelized cost of electricity (LCOE) e break even point. Os principais resultados mostraram a atuação das termoelétricas sob a ótica da conjuntura atual, descomissionamentos, modernizações (retrofit), modelos híbridos, economia circular associada a ecoinovação, sustentabilidade e regulamentações; O custo de capital estimado para as termoelétricas foi um WACC de 11,13% a.a., observado pelo cenário local, e 10,32% a.a., pelo cenário internacional. As chances do WACC local ser 11,13% a.a. foi de 68,30% e o do WACC global ser 10,32% a.a. foi de 48,21%; Os cenários de desmobilização da termoelétrica mostraram êxito de 100%, em que o VPL variou de R$103,73 a 109,73 milhões e a TIR entre 13,55% a.a. e 13,68% a.a., superior ao WACC. As chances de o VPL ser maior que zero foi, afastando a inviabilidade do empreendimento; no estudo econômico da modernização e substituição da caldeira, a receita de equilíbrio calculada variou entre R$55,00 e R$66,70 milhões para o uso da tecnologia Fresnel e entre R$55,10 e R$70,60 para o uso da caldeira. O VPL mostrou a aceitação de ambos os sistemas. Sob a perspectiva do CAUE e LCOE a tecnologia Fresnel foi economicamente superior, apesar do elevado custo inicial. indicou que, diante do resultado dos VPLs, foi mais satisfatório adquirir o sistema Fresnel. Conclui-se que a partir das análises realizadas via SMC, mostraram uma discussão mais realista nas análises econômicas e auxilia na orientação de políticas governamentais, seja para segurança energética e o futuro das termoelétricas a óleo combustível.
Presidente - 1643037 - LUIZ MOREIRA COELHO JUNIOR
Externo à Instituição - DOREL SOARES RAMOS