PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MELINA CAVALCANTI DE MELO BICHINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MELINA CAVALCANTI DE MELO BICHINHO
DATA: 28/02/2018
HORA: 08:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO CEAR
TÍTULO: ANALISE DO DESEMPENHO AMBIENTAL, ENERGÉTICO E ECONÔMICO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO TRADICIONAIS E SUSTENTÁVEIS SUBMETIDAS A AMBIENTE MARINHO.
PALAVRAS-CHAVES: Cimento Portland, construção civil, concreto, material alcalinamente ativado, demanda energética, emissão de carbono, viabilidade econômica, ambiente marinho.
PÁGINAS: 38
RESUMO: Em se tratando de construção civil, o cimento Portland e suas variações são os materiais protagonistas da atividade. Ele é o principal componente do concreto e da argamassa que servem de alicerce para a edificação dos mais diversos tipos de construções. Contudo, há algum tempo, seu processo produtivo vem sendo questionado pelos pesquisadores devido aos significativos impactos ambientais ocasionados pela alta liberação de CO2 durante seu processo fabril. Em paralelo e na tentativa de mitigar tais impactos, outras alternativas de materiais vêm sendo desenvolvidas e aprimoradas ao longo dos anos, a exemplo do cimento à base de material alcalinamente ativado, que possui propriedades mecânicas iguais ou até mesmo superiores ao cimento tradicional. Deste modo, o objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho ambiental, energético e econômico de estruturas de concreto tradicionais, e sustentáveis submetidas a ambiente marinho, bem como acessar suas propriedades mecânicas e microestruturais. Assim, atestando a qualidade e o alto desempenho das estruturas sustentáveis frente ao concreto tradicional mesmo quando expostas a um meio agressivo.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO DA SILVA SOBRINHO JUNIOR
Presidente - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA
Interno - 1991228 - MONICA CARVALHO