PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: RAONI PINHEIRO GONZAGA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAONI PINHEIRO GONZAGA DE SOUZA
DATA: 08/05/2018
HORA: 11:00
LOCAL: Laboratório de refrigeração do CEAR
TÍTULO: ANÁLISE TÉCNICA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE MÓDULOS FOTOVOLTAICOS MONO E POLI-CRISTALINOS PARA USO EM PROJETO DE MODELAGEM DE TELHAS FOTOVOLTAICAS PARA INTEGRAÇÃO EM EDIFICAÇÕES
PALAVRAS-CHAVES: Células fotovoltaicas. Monocristalino e Policristalino. Telha fotovoltaica. Tecnologia fotovoltaica integrada à edificação. BIVP.
PÁGINAS: 51
RESUMO: Este estudo de pesquisa propõe uma metodologia para avaliar o desempenho da conversão da energia solar em energia elétrica, gerada por células de silício monocristalino e policristalino, a ser alisado a eficiência de geração em laboratório. Essa comparação ira da base para modelação de um módulo com melhor eficiência para ser implantado num protótipo de telha solar. Será avaliado quanto à sua eficiência energética em função da disponibilidade de radiação solar, utilizando-se cargas dimensionadas para o nível de potência nominal de cada célula. Os valores de eficiência energética calculada com os dados obtidos em laboratório iram ser comparados com os de campo, para confrontar com as informações técnicas apresentadas pelos fabricantes das células, verificando qual dois sois modelos tem melhor eficiência e melhor adequação a um protótipo de telha. A metodologia se inicia com o estudo das células do ponto de vista teórico, visualizando principalmente suas características particulares e condições ambientais de operação e parâmetros. Após essa etapa, à caracterização de uma célula real em condições padrões de funcionamento em laboratório e em paralelo a análise de dados em campo, de forma a obter uma base para ser analisados; em seguida, obter as curvas I-V dessas células, que permitirá construir um gráfico analítico com seus parâmetros importantes, como pontos de máxima potência, corrente de curto-circuito e tensão de circuito aberto, suas resistências, dentre outros. Esse levantamento é primordial para que possa ser feito uma comparação ou análises de desempenho e eficiência. Além de poder utilizar esses parâmetros como norte para a construção de um protótipo de telhas solar fotovoltaica num conceito Building Integrated Photovoltaic – BIPV que possa intregaliar-se harmonicamente com arquitetônica brasileira contribuindo para a ampliação e desenvolvimento de tecnologias de materiais fotovoltaicos integrados às edificações e que possibilitem a comercialização no mercado nacional.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1474490 - JOAO MARCELO DIAS FERREIRA
Presidente - 337396 - JOSE MAURICIO ALVES DE MATOS GURGEL
Externo ao Programa - 1984067 - KLEBER CARNEIRO DE OLIVEIRA