PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL (PPGMMC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ PAES DA COSTA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ PAES DA COSTA NETO
DATA: 17/04/2020
LOCAL: Online
TÍTULO: ANÁLISE DE SENSIBILIDADE À MUDANÇA DE FORMA EM REDES DE GASODUTOS
PALAVRAS-CHAVES: Grafos, Sensibilidade à Mudança de Forma, Decomposição do Domínio
RESUMO: Apresenta-se nesta dissertação um modelo de uma rede de gasodutos representada através de grafos. Foi utilizado o conceito de grafo quântico, que é um grafo métrico, munido com um operador diferencial, e com condições de contornos nos vértices. Existe então a seguinte pergunta, qual o grafo mais apropriado para suportar as condições que o modelo exige? Explicando de maneira mais precisa, dada a função custo do modelo olhando para o grafo com um nó de grau elevado e questionar se esse nó pode ser desmembrado em nós de menor grau com o objetivo de diminuir o custo, para responder esta pergunta é preciso analisar a sensibilidade do grafo no que se refere a mudança na topologia do grafo por meio do desvencilhamento de nós com elevado grau. Será realizado simulações numéricas e para auxiliar será utilizado o método da decomposição de domínio, ferramenta que tem como base uma decomposição em subdomínios do domínio original onde a equação diferencial atua, de maneira que usamos a solução da equação no subdomínio para resolver o problema no domínio original, para que dessa forma possamos simular uma rede de gasodutos de alta complexidade.
Presidente - 1565613 - JAIRO ROCHA DE FARIA
Interno - 072.446.974-57 - THIAGO JOSE MACHADO - UFPB