PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL (PPGMMC)

Banca de DEFESA: WILTER DA SILVA DIAS

DISCENTE: WILTER DA SILVA DIAS
DATA: 28/01/2021
LOCAL: meet.google.com/pyg-bzgf-qns
TÍTULO: Modelo de Segmentação Clusterwise com Protótipos Híbridos
PALAVRAS-CHAVES: Clusterwise, Regressão, Aprendizagem de Máquina, Alocação, Protótipos Híbridos
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Probabilidade e Estatística
SUBÁREA: Probabilidade e Estatística Aplicadas
RESUMO: Apresenta-se, nesta Dissertação, uma metodologia que combina técnicas de predição e agrupamento denominada Modelo de Segmentação Clusterwise com Protótipos Híbridos (MoSCH), o qual objetiva segmentar os dados em clusters de modo que cada cluster seja representado por um modelo preditivo, como, por exemplo, um modelo de regressão ou algoritmo de aprendizagem de máquina (protótipo), dentre uma lista de métodos pré-definidos. A escolha do melhor protótipo para cada cluster tem o intuito de minimizar uma função objetivo. Além da implementação do algoritmo de estimação do método MoSCH, consideramos diferentes técnicas de alocação para novas observações de modo a avaliar o poder preditivo do algoritmo. Uma prova de convergência é apresentada, bem como a aplicação do método proposto em dados sintéticos e a bases de dados reais. Um novo método de alocação baseado no KNN, chamado alocação com KNN dos clusters combinados, é proposto, apresentando resultados interessantes. Já no experimento com dados sintéticos o algoritmo MoSCH é comparado com outro algoritmo em 6 cenários diferentes, tendo um ótimo desempenho. Na validação do algoritmo MoSCH com dados reais, o método proposto apresenta uma relevante performance quando comparado a outros 3 algoritmos, bem como a avaliação de 5 diferentes métodos de alocação.
Presidente - 1552220 - EUFRASIO DE ANDRADE LIMA NETO
Interno - 1584539 - MARCELO RODRIGO PORTELA FERREIRA