PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL (PPGMMC)

Banca de DEFESA: EMILIA GONÇALVES DE LIMA NETA

DISCENTE: EMILIA GONÇALVES DE LIMA NETA
DATA: 12/02/2021
LOCAL: Video Conferência com o Meet: https://meet.google.com/axv-akvu-ead
TÍTULO: Aperfeiçoamento do teste da razão de verossimilhanças baseado na função de verossimilhança perfilada.
PALAVRAS-CHAVES: Verossimilhança perfilada; testes aperfeiçoados; distribuições de probabilidade; qui-quadrado inf.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Probabilidade e Estatística
SUBÁREA: Probabilidade e Estatística Aplicadas
RESUMO: Na área de Estatística, uma das formas de realizar inferência sobre os parâmetros de um determinado modelo probabilístico é por meio de teste de hipóteses. Porém, muitas vezes, é conveniente realizar o estudo inferencial apenas para um subconjunto desses parâmetros, os quais são denominados de parâmetros de interesse e os demais, de perturbação. Inferências para parâmetros de interesse podem ser feitas utilizando a função de verossimilhança perfilada. Porém, o uso desta função pode conduzir a resultados imprecisos quando o número de parâmetros de perturbação é grande em relação ao tamanho da amostra. Além disso, a função de verossimilhança perfilada não é uma função de verossimilhança genuína. Assim, algumas propriedades básicas de uma função de verossimilhança podem não ser válidas. Com o intuito de atenuar esses problemas, Barndorf-Nielsen (1983) e Severini (1998) propuseram versões ajustadas da função de verossimilhança perfilada. É conhecido da literatura que a estatística da razão de verossimilhanças, sob hipótese nula, tem distribuição assintótica qui-quadrado. Portanto, para amostras de tamanho pequeno ou moderado, a aproximação da distribuição assintótica nula pela distribuição nula exata pode não ser satisfatória. Visando conferir inferências baseadas em amostras de tamanho pequeno ou moderado mais confiáveis, Sousa (2020) propôs um método de aperfeiçoamento do teste da razão de verossimilhanças que consiste em fazer uma correção na cauda da distribuição nula assintótica através da distribuição qui-quadrado inf. Neste trabalho, o principal objetivo é comparar o desempenho dos testes baseados na estatística da razão de verossimilhanças (considerando a função de verossimilhança pefilada e versões modificadas) com o método de aperfeiçoamento proposto por Sousa (2020) em amostras finitas. Também serão incluídas na comparação testes corrigidos pela técnica de reamostragem bootstrap. Especificamente, essa comparação será feita aplicando as diferentes abordagens às distribuições Lindley Ponderada e Weibull Exponencializada. Para isso, serão realizadas simulações de Monte Carlo, considerando diferentes cenários. Por fim, realizamos exemplos numéricos com base em conjuntos de dados reais.
Presidente - 2385531 - CLAUDIO JAVIER TABLADA
Interno - 1222560 - PEDRO RAFAEL DINIZ MARINHO