PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL (PPGMMC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOHN WILLIAMS FERREIRA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOHN WILLIAMS FERREIRA DE SOUZA
DATA: 30/08/2022
LOCAL: meet.google.com/enc-petf-oit
TÍTULO: Análise e Otimização de Estruturas Reticuladas Geometricamente Não-Lineare
PALAVRAS-CHAVES: Método dos Elementos Finitos Pórticos Não Linearidade
RESUMO: Há diversos trabalhos dedicados ao desenvolvimento de formulações de modelos de estruturas reticuladas que levem em consideração a posição deslocada da estrutura, bem como os diferentes comportamentos não lineares inerentes a essas estruturas. A tendência de utilizar estruturas mais esbeltas e com maior resistência, faz com que a análise de estabilidade seja objeto de fundamental importância. O presente trabalho tem como objetivo possibilitar a análise estática não linear de estruturas reticuladas através do desenvolvimento de algoritmos em linguagem Matlab®, com os procedimentos necessários para realizar análises estáticas de modelos estruturais compostos por elementos finitos com não linearidade geométrica. Para isso, faz-se necessário o estudo de conceitos de estabilidade estrutural, do traçado das trajetórias de equilíbrio dessas estruturas, das características da formulação do método dos elementos finitos, dos conceitos de não linearidade geométrica e também o estudo da linguagem de programação escolhida. Os algoritmos desenvolvidos foram testados em situações distintas, com o intuito de comprovar a eficiência da formulação empregada. Sendo assim, foram analisados aplicações numéricas com treliças e pórticos planos em casos de comportamento não linear já consagrados na literatura.
Presidente - 1936480 - JOSE MIGUEL AROZTEGUI MASSERA
Interno - 1298679 - HUGO LEONARDO DAVI DE SOUZA CAVALCANTE