PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE (PPGBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JOSE LEONARDO DOS SANTOS GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE LEONARDO DOS SANTOS GOMES
DATA: 26/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: PPGBio – Prédio Ecologia Vegetal, 1º andar, CCA, UFPB – Campus II, Areia – PB
TÍTULO: DIVERSIDADE FUNCIONAL EM UMA COMUNIDADE DE FLORESTA ÚMIDA: TESTANDO FATORES ABIÓTICOS LOCAIS COMO FILTROS AMBIENTAIS
PALAVRAS-CHAVES: functional attributes; vegetative attributes; soil fertility; environmental filtration; Atlantic Forest; altitude; environmental variables.
PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: Fatores abioticos podem atuar como filtros ambientais e influenciar o estabelecimento, a distribuicao e a diversidade funcional nas comunidades. O estudo foi realizado no Parque Estadual Mata do Pau Ferro, Paraiba, Nordeste, Brasil. Foi calculada a diversidade funcional utilizando um indice baseado em dendrogramas e a partir de oito atributos funcionais. Foi testado a diversidade funcional como variavel dependente das seguintes variaveis preditoras: fertilidade, quimica e fisica do solo, abertura de dossel, altitude, inclinacao e distancia da paisagem perturbada, atraves de analises de regressoes lineares multiplas Stepwise e selecionamos o melhor modelo utilizando o criterio de AIC. A diversidade funcional, calculada a partir de atributos vegetativos, variou significativamente em funcao da altitude, da fertilidade, quimica e fisica do solo e da distancia da paisagem perturbada. Sendo assim, as variacoes locais na altitude e no solo atuaram como filtros, de forma que, na comunidade estudada, a diversidade funcional reduz nas areas com maior concentracao de materia organica e aumenta nas areas de maior altitude, de solos densos a porosos e mais distantes da paisagem perturbada.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2677667 - HELDER FARIAS PEREIRA DE ARAUJO
Presidente - 1755911 - MANOEL BANDEIRA DE ALBUQUERQUE
Externo à Instituição - SÉRGIO DE FARIA LOPES