PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEITON CHARLES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEITON CHARLES DA SILVA
DATA: 12/11/2021
LOCAL: https://meet.google.com/kpq-aihx-bnj
TÍTULO: A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE RESIDÊNCIAS EM SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Educação Permanente em Saúde. Formação profissional em saúde. Internato e Residência.
RESUMO: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é um processo de aprendizado no trabalho, em que o ensinar incorpora-se ao cotidiano dos serviços, baseada na aprendizagem com significado, na problematização, na reflexão das práticas e na possibilidade de transformar o processo de trabalho dos profissionais. Nessa perspectiva, a formação por meio das Residências em Saúde (RS) trás em sua essência a implicação do trabalhador, que almeja mais que um título acadêmico. Ele deseja obter ferramentas para superar os obstáculos impostos no dia a dia e transformar o ambiente que atua. Destarte, a RS se coloca como um dos eixos de ação da Política Nacional de Educação Permanente de Saúde (PNEPS), extremamente importante enquanto processo formativo, através dos quais busca-se atingir um cuidado integral, construído a partir das contribuições dos diferentes núcleos de profissões. Compreender a EPS no contexto da formação em saúde de dois programas de Residências em Saúde do sertão paraibano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. O estudo terá como cenários de investigação o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e o Programa de Residência de Medicina Família e Comunidade (PRMFC). O estudo será realizado com estudantes R2 dos dois programas de residência supracitados. Para a coleta dos dados empíricos serão realizadas entrevistas semiestruturadas. Os áudios gravados das entrevistas serão transcritos e validados pela orientadora. Em seguida os registros serão analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo de Bardin, na modalidade categorial temática. A pesquisa seguirá todos os preceitos éticos, tendo sido apreciado pelo Comitê de Ética e recebido aprovação sob o CAAE: 37477420.1.0000.5188. Com a realização deste estudo, espera-se conseguir elementos que venham contribuir com o fortalecimento da EPS, enquanto norteadora do processo de formação nos programas de residência em saúde, favorecendo a reorientação do modelo de atenção na perspectiva da integralidade visando o impacto na qualidade da atenção.
Presidente - 2261525 - LUANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Interno - 1607306 - FELIPE PROENCO DE OLIVEIRA