PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: GIVANILDO DA SILVA

DISCENTE: GIVANILDO DA SILVA
DATA: 12/12/2018
LOCAL: Sala 402 do CCHLA
TÍTULO: Gestão Administrativa na Educação Superior: proposta de Secretaria Integrada de Atendimento à Graduação (SIAG), no CCHLA-UFPB.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Pública. Secretaria integrada. SIAG. SIGAA. UFPB.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Na UFPB, diante de uma crise orcamentaria e de reposicao de pessoal, o CCHLA busca-se reestruturar-se padronizando os procedimentos administrativos no atendimento aos discentes, com mais eficiencia e eficacia, atraves da disseminacao do SIGAA, um dos modulos do sistema SIG adquirido da UFRN e amparado pelas Lei n. 13.726/2018, Decreto n. 9.094/2017 e PDI/UFPB (2014-2018) vigentes. A presente pesquisa teve por objetivo, analisar o modelo de gestao da SIAG do CCTA, como parametro para elaboracao de um modelo de SIAG para o CCHLA. O estudo foi desenvolvido atraves de pesquisa exploratoria, qualitativa, tendo como tecnicas de coleta de dados a observacao direta, a pesquisa documental, a aplicacao de entrevista junto aos servidores (gestor, coordenadores e tecnico-administrativos), e questionario fechado para os alunos dos cursos de graduacao assistidos pela SIAG/CCTA. Os dados foram tratados atraves da triangulacao de dados e confrontados com a visao teorica dos autores que abordam o tema de Gestao Publica Gerencial. A pesquisa mostrou que a SIAG/CCTA tem sido eficiente e eficaz para o proposito que foi criada, com forte aceitacao da comunidade interna, ou seja, servidores e discentes, porem com algumas ponderacoes apontadas e constatadas nas observacoes diretas desse estudo. Diante dos resultados encontrados, foi delineada uma proposta de SIAG para o CCHLA, adaptando-a a sua realidade propria, fortalecendo os aspectos positivos e corrigindo as imperfeicoes constatadas.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 1516861 - RODRIGO FREIRE DE CARVALHO E SILVA