PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANO DE SOUSA MOTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANO DE SOUSA MOTA
DATA: 16/08/2019
LOCAL: CEDESP - Auditório 1
TÍTULO: ANÁLISE DA EFICÁCIA DAS VERBAS DO PNAES NO PERÍODO DE 2017-2019, NO PROGRAMA ALIMENTAR DA PRAPE NO ACESSO AO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DO CAMPUS I – UFPB.
PALAVRAS-CHAVES: Plano Nacional de Assistência Estudantil. Assistência Estudantil. Restaurante Universitário. Eficácia. Avaliação de Políticas.
RESUMO: Com o objetivo de viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que busquem combater situações de repetência e evasão, o Plano Nacional de Assistência Estudantil PNAES, tornou-se uma importante política pública implementada na educação superior pública brasileira. Neste sentido, o presente estudo tem como principal objetivo analisar a eficácia dos recursos advindos do PNAES no Programa Alimentar da PRAPE da UFPB, no que se refere ao Restaurante Universitário do Campus I, no período de 2017 a 2019, tendo como referência a dimensão econômica e de gestão do Programa. Para tanto será necessário compreender a estrutura do PNAES, além de caracterizar a política de Assistência Estudantil da UFPB, bem como o programa alimentar da PRAPE, que envolve o Restaurante Universitário. Para a avaliação da eficácia dessa política pública, serão mapeadas as ações desenvolvidas pela PRAPE e elencadas categorias, como a dimensão econômica e a dimensão da gestão. Metodologicamente, esta pesquisa será desenvolvida em caráter descritivo com uma abordagem quantitativa, na qual a coleta de dados se dará através de consultas ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e por meio documental, através de contratos e relatórios da PRAPE e da Superintendência dos Restaurantes Universitários e suas resoluções.
Presidente - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ