PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: EDNALDO ALVES COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDNALDO ALVES COSTA
DATA: 20/08/2019
HORA: 10:00
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: Gestão das Práticas Acadêmicas no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) por Docentes no Curso de Direito.
PALAVRAS-CHAVES: Direito, Educação, Informática, SIGAA, Gestão Pedagógica
PÁGINAS: 100
RESUMO: A presente pesquisa objetiva estudar a Gestão das Práticas Acadêmicas no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) por docentes no curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na unidade de Santa Rita, cujo Bacharelado criado em 2009, através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), tem um corpo docente relativamente novo, mas ainda não qualificado como nativo digital (PALFREY; GASSER, 2011). Trata-se de uma pesquisa educacional, de natureza/abordagem qualitativa, de tipo descritiva e método indutivo de análise, utilizando-se como campo de estudo a graduação em Direito na UFPB, no período 2018.2, onde trataremos de verificar como questão-chave, quais as contribuições que o SIGAA traz para o processo de gestão pedagógicas das práticas acadêmicas, no âmbito da graduação no curso de Direito de Santa Rita, pesquisando de que forma os docentes estão utilizando os recursos pedagógicos das Turmas Virtuais do sistema SIGAA, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que gerencia parte das práticas acadêmicas dos docentes do curso, em um hibridismo (MORAN, 2000; CANCLINI, 2007, 2008) entre o ensino presencial e o Ensino a Distância (EAD). Apoiamo-nos em estudos sobre gestão de diversos autores, com destaque para Paro (2005, 2006) e Souza (2016). Nesta pesquisa, faremos uso de algumas ferramentas, como a pesquisa bibliográfica, realizando um levantamento sobre os principais conceitos relacionados a esta temática, a coleta de dados estatísticos da utilização do SIGAA pelos docentes no sistema da UFPB e o relato dos docentes, colhido através de entrevistas com roteiro semiestruturado, o que permitirá uma maior flexibilidade na coleta das informações. Dentro do universo de 30 (trinta) docentes que compõem o Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ) e com base nos resultados quantitativos de uso do SIGAA, através das funções de cálculo disponíveis no Excel (mínimo, média e máximo), selecionamos uma amostra de 06 (seis) docentes do Curso, sendo 02 (dois) docentes que mais usaram as Turmas Virtuais do SIGAA, 02 (dois) que menos usaram e 02 (dois) que estejam na média de utilização, para comporem a amostra a ser entrevistada. Após leituras das entrevistas e definição de categorias, os dados serão tratados através da técnica Grounded Theory ou Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), com o objetivo de identificar, desenvolver e relacionar conceitos em uma relação de causa e consequência entre os elementos, proporcionando a delimitação de uma teoria, para responder aos objetivos propostos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Externo ao Programa - 2568498 - LEBIAM TAMAR GOMES SILVA
Externo ao Programa - 3210302 - ROBSON ANTAO DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO