PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: SAULO RODRIGO ALVES DE SOUZA

DISCENTE: SAULO RODRIGO ALVES DE SOUZA
DATA: 31/10/2019
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: ANÁLISE DO PAPEL DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO PROCESSO DE MELHORIA DA QUALIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Autoavaliação. Avaliação Institucional. CPA. Qualidade. SINAES. UFPB.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: Esta dissertacao teve como objetivo geral analisar o papel da autoavaliacao institucional no processo de melhoria da qualidade na Universidade Federal da Paraiba (UFPB), com base nos resultados dos cinco ultimos Relatorios de Autoavaliacao aplicados pela Comissao Propria de Avaliacao da Universidade Federal da Paraiba, em relacao ao Instrumento de Avaliacao Institucional Externa (IAIE) – 2017, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP) / Ministerio da Educacao (MEC). A presente investigacao, quanto a abordagem, foi do tipo qualitativa, no que tange a natureza, uma pesquisa aplicada; em relacao aos objetivos, foi uma pesquisa descritiva e utilizou como procedimento a pesquisa bibliografica e a documental. Utilizamos a analise SWOT como ferramenta para auxiliar na identificacao das forcas, fraquezas, oportunidades e ameacas que impactam positiva ou negativamente na qualidade da educacao no ambito da UFPB. Para esta investigacao, adotamos o conceito de qualidade proposto pelo SINAES. Os resultados do estudo demonstraram que embora a UFPB desenvolva anualmente seu processo autoavaliativo, a apropriacao dos seus resultados para subsidiar a gestao ainda e incipiente. Alem disso, a autoavaliacao ainda nao propicia uma visao global dessa IFES.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES