PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: RUBEM ALVES DE LIMA

DISCENTE: RUBEM ALVES DE LIMA
DATA: 21/11/2019
LOCAL: Cedesp - Auditório 1
TÍTULO: Internacionalização dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu : o caso da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Globalização. Internacionalização da Educação Superior. Pós-graduação. UFPB.
ÁREA: Educação
RESUMO: A internacionalização tem sido um elemento de distinção para os programas de pós-graduação de excelência. Ela é uma estratégia importante para o aumento do número de publicações em coautoria internacional e a elevação do conceito dos Programas de Pós- Graduação- PPGs, nas avaliações realizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível superior - Capes. A presente pesquisa teve por objetivo analisar o processo de internacionalização dos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O referencial teórico está fundamentado em discussões sobre internacionalização da educação superior e sua relação com a globalização. Para isso, recorreu-se a trabalhos de pesquisadores com expressiva atuação no tema como Boaventura de Sousa Santos, Jane Knight, Hans de Wit, Marília Costa Morosini, Alda Araújo Castro, Luciane Stallivieri, entre outros. A pesquisa trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa e natureza descritiva e exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio da pesquisa documental e de entrevista semiestruturada, tendo como sujeitos coordenadores de programas de pós-graduação stricto sensu da UFPB, campus I, localizado no município de João Pessoa, PB. Para a análise dos dados foi empregada a Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (2011), que segue três etapas fundamentais: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados (a inferência e a interpretação). Elaborou-se a Matriz SWOT, que possibilitou a definição de pontos positivos e negativos no processo de internacionalização dos programas de pós-graduação da UFPB, e a propositura de ações com vistas à melhoria desse processo. A análise dos dados indicou que as dificuldades enfrentadas pelos PPGs da UFPB para desenvolver suas atividades de internacionalização estão relacionadas, principalmente, à deficiência em língua estrangeira por parte de discentes e de alguns docentes, à burocracia administrativa, à infraestrutura inadequada e, como fator externo à instituição, tem-se a escassez e os contingenciamentos de recursos, por parte por MEC. Indicou também que as ações de internacionalização da pós-graduação da UFPB vem sendo realizadas de forma, preponderantemente, individual e aleatória entre os sujeitos dessa Instituição e os das instituições estrangeiras, sem forte alinhamento interinstitucional. Ao final foram propostas ações para corrigir os pontos fracos e melhorar o processo de internacionalização dos PPGs.
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR