PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: JOSE ROMULO BATISTA XAVIER

DISCENTE: JOSE ROMULO BATISTA XAVIER
DATA: 27/02/2020
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: ESTÁGIO DE VIVÊNCIA EM FARMÁCIA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY: compreensão dos sujeitos envolvidos
PALAVRAS-CHAVES: Educação superior. Estágio curricular. Farmácia, Hospital Universitário.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição do Estágio de Vivência em Farmácia Hospitalar desenvolvido no Hospital Universitário Lauro Wanderley para a formação dos estudantes de Farmácia, considerando a compreensão dos sujeitos envolvidos: professores do Departamento de Ciências Farmacêuticas; servidores do Setor de Farmácia Hospitalar e estudantes que realizaram esse Estágio neste Hospital nos períodos 2018-e2018-2. O quadro teórico tratou dos aspectos conceituais e da legislação de estágio no Brasil e a sua inserção no processo educacional como um componente curricular; bem como da trajetória histórica e legal da formação do profissional farmacêutico e do ensino de Farmácia no Brasil e na UFPB. Quanto à metodologia, consiste em uma pesquisa qualitativa e bibliográfica de cunho exploratório e descritivo. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e da aplicação de questionários com os sujeitos envolvidos. Os dados gerados foram analisados por meio da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2009; OLIVEIRA et al. 2008). A partir da compreensão dos sujeitos referenciados, considerou-se que, apesar das lacunas, este Estágio vem atingindo o seu objetivo, contribuindo de forma satisfatória para a formação dos estudantes de Farmácia. Ao final foram apresentadas sugestões para a melhoria do Estágio.
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Externo ao Programa - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI