PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES

DISCENTE: ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES
DATA: 30/06/2020
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/5315384156?pwd=RnlvMnRUTEdPZ1M5WEZXWEhRTVV6Zz09
TÍTULO: Dinamizando a Seção de Periódicos da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba: proposta de criação de um Serviço de Disseminação Seletiva da Informação
PALAVRAS-CHAVES: Disseminação Seletiva da Informação. Periódicos Científicos Eletrônicos. Bibliotecas universitárias. Serviços de informação. Gestão da educação superior.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: As novas tecnologias da informação possibilitam otimizar a produção, acesso e disseminação da informação, modificando o caminho convencional. Em conseqüência desse processo tecnológico surgem os periódicos científicos eletrônicos como um importante canal de divulgação da comunicação científica, influenciando na diminuição do acesso e uso dos periódicos científicos impressos. Neste contexto, as bibliotecas universitárias passaram a redirecionar seus serviços e ações de modo planejado para acompanhar os avanços tecnológicos. A presente pesquisa tem como objetivo geral desenhar um modelo do serviço de Disseminação Seletiva da Informação (DSI), como estratégia para redefinição dos serviços ofertados pela Seção de Periódicos da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba. Especificamente busca-se concretizar os seguintes objetivos: elaborar um diagnóstico do processo das atuais formas de Disseminação Seletiva da Informação na Seção de Periódicos da Biblioteca Central da UFPB; estabelecer as bases para elaboração da política do serviço de DSI; planejar a estruturação e implementação do serviço de DSI. Para concretizar esta pesquisa, sistematizamos as informações sobre 28 (vinte e oito) – dos 53 (cinquenta e três) - grupos de pesquisa vinculados aos cursos de graduação do Centro de Ciências Médicas (CCM) e o Centro de Ciências da Saúde (CCS), certificados pela Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq), através da Coordenação Geral de Pesquisa (CGPq) da Universidade Federal da Paraíba e mantidos no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, assim distribuídos: 05 (cinco) da área de Medicina; 07 (sete) da área de Odontologia; 05 (cinco) da área de Fonoaudiologia e 11 (onze) da área de Enfermagem. O objetivo foi estimar o alcance prático de um DSI na UFPB. No aspecto metodológico, a pesquisa é considerada um estudo de caso com enfoque qualitativo, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica e documental. Para embasamento desta pesquisa, foram realizadas consultas exaustivas em sites institucionais de bibliotecas universitárias do Brasil e de diferentes partes do mundo, como base as que ofertavam o serviço de DSI para seus usuários. Dessa forma, foram extraídos dados de (25) vinte e cinco bibliotecas, sendo (15) quinze no Brasil e (10) em outros países. Para análise, foram definidas como referência as categorias do Serviço de DSI proposta por Souto (2010), quanto a: função, ao ambiente, a operacionalização do serviço, ao nível de mediação, ao uso do serviço, a elaboração do perfil do usuário, a abrangência dos perfis, a natureza do conteúdo, aos recursos informacionais monitorados, a coleta de informações, a seleção da informação, a análise da informação e ao método. Com o resultado do presente estudo, foi possível desenhar um modelo do serviço de DSI para a Seção de Periódicos da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba. Por fim, apresentamos, como contribuição desta pesquisa, recomendações de melhorias, tendo em vista, o processo de implantação deste serviço, a exemplo de renovação no layout da página institucional do Sistema de Bibliotecas da UFPB, como também, a utilização do serviço de busca integrada “EBSCO Discovery Service (EDS)”, para periódicos eletrônicos, visto que a instituição já dispõe desta ferramenta para pesquisa no seu acervo de livros, e-books, teses, entre outros.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS