PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MERCIA GOMES CORDEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MERCIA GOMES CORDEIRO
DATA: 16/10/2020
LOCAL: Sala RNP Luiz de Sousa Junior
TÍTULO: CAPTAÇÃO DE RECURSOS PRÓPRIOS COMO FONTE DE FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR NO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CAMPUS II DA UFPB, UMA ANÁLISE NO PERÍODO DE 2014 A 2019.
PALAVRAS-CHAVES: Financiamento da Educação Superior. Recursos Próprios. Programa Future-se.
RESUMO: A captação de recursos próprios como fonte de financiamento da educação superior no Brasil constitui uma das estratégias de dar sustentabilidade econômica às instituições públicas de ensino superior, complementando o financiamento estatal. Os questionamentos recentes em relação a captação de recursos próprios surgiram a partir do lançamento do programa Future-se, quando as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) se veem pressionadas a angariar novas fontes de recursos para manutenção das atividades institucionais de ensino, pesquisa e extensão, com indicação de redução dos recursos orçamentários provenientes do Ministério da Educação. Neste contexto, este estudo tem como objetivo geral analisar a participação dos recursos próprios no orçamento do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba, no período de 2014 a 2019. Para alcançar este objetivo geral, serão abordados os seguintes objetivos específicos: a) Discutir a relação Estado e financiamento da educação superior; b) Realizar um levantamento dos recursos próprios captados no CCA; c) Verificar qual o percentual da captação dos recursos próprios no orçamento do CCA; d) Identificar quais as perspectivas das IFES, em termos de financiamento, com a implantação do programa Future-se. A pesquisa caracteriza-se quanto à sua natureza como sendo uma pesquisa analítica- descritiva, quanto aos objetivos, é uma pesquisa exploratória e explicativa e quanto aos procedimentos técnicos adotados para coleta de dados, se caracteriza como bibliográfica, documental e estudo de caso. Para compreensão do assunto, serão discutidos aspectos relativos as políticas públicas, as fontes de financiamento, o orçamento da união, o contingenciamento de recursos da união, e o Programa Future-se. Este estudo parte da hipótese de que os resultados esperados indicam que esses recursos de fonte própria podem ser insuficientes para manutenção das atividades institucionais, uma vez que, o Programa Future-se visa o fomento à captação destes recursos, para manutenção destas atividades institucionais. A importância deste estudo advém do fato de que, mesmo se tratando de tema recorrente, em razão das atuais políticas governamentais, pode vir a se constituir uma das principais medidas no tocante à reforma da educação superior pública. Neste sentido, este estudo pode, assim, auxiliar como fonte de análise e discussões para pesquisas futuras.
Presidente - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS