PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: DIEGO CHAVES REINALDO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO CHAVES REINALDO DE SOUZA
DATA: 10/11/2020
HORA: 10:00
LOCAL: UFPB
TÍTULO: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NO CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da informação. Segurança da informação. Análise de risco. Sistema de gestão de segurança da informação.
PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A segurança da informação é um tema que provoca diversas preocupações nos mais diversos tipos de organizações e entidades governamentais na busca por meios que ofereçam garantias de proteção contra eventuais ameaças a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados, não somente no ambiente convencional, mas também no tecnológico e na sua rede de comunicação. Esta pesquisa tem como objetivo geral propor um modelo de sistema de gestão de segurança da informação (SGSI) baseado nas normas ABNT NBR ISO 27001 e ABNT NBR ISO 27002, possuindo uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória, adotando como meio de informação para compor sua base teórica, a pesquisa documental e bibliográfica. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado o questionário, o qual objetivou identificar as principais ameaças à segurança da informação presente no ambiente de estudo desta pesquisa, bem como avaliar o conhecimento dos colaboradores a respeito da temática. Como parte do processo de análise de risco, foi utilizado o método Facilitated Risk Analysis and Assessment Process (FRAAP), uma metodologia desenvolvida através de métodos qualitativos que possui o objetivo de garantir que os riscos relacionados à segurança da informação sejam identificados, documentados e quais controles deverão ser estabelecidos como forma de reduzir os riscos a níveis aceitáveis. Espera-se obter respostas aos problemas inerentes à segurança da informação, sugerindo-se a adoção de uma Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI) baseado nas normas ABNT NBR ISO/IEC 27001 e 27002, o qual irá simplificar o processo de planejamento, implantação, análise crítica e modificação do sistema, auxiliando na adoção de um padrão de segurança a ser seguido.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Externo ao Programa - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO