PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: MURIEL PAULINO COSTA

DISCENTE: MURIEL PAULINO COSTA
DATA: 10/03/2021
LOCAL: Remoto
TÍTULO: INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR? PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – CAMPUS CAMPINA GRANDE
PALAVRAS-CHAVES: Pessoas com deficiência. Educação Superior. Política de Inclusão.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: A presente pesquisa abordou a temática Políticas de Inclusão na educação superior, direcionada para a inclusão dos estudantes com deficiência na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Teve como objetivo principal analisar o processo de implementação das Políticas Nacionais de Inclusão e Permanência dos alunos com deficiência na UFCG, sob a perspectiva destes, ora assistidos pelo NAI. Para tanto, foi necessário identificar as Políticas Institucionais de Educação Inclusiva, adotadas pela UFCG e analisar as percepções do corpo discente com deficiência e monitores envolvidos no processo de inclusão na Universidade. Para uma melhor compreensão, tecemos as considerações acerca das políticas e concepções a partir de autores como Sassaki (1997), perpassando a história das políticas públicas de inclusão no contexto educacional brasileiro e realizando uma síntese dos marcos legais para a inclusão da pessoa com deficiência na educação superior, para, então, discorrermos sobre o percurso histórico da UFCG, relacionando a suas ações às políticas nacionais de inclusão da educação superior. Contemplaram-se ainda autores como Silva (1987), Aranha (2001), Mazzotta (2005), Burity (2011), Mendes (1994) e Januzzi (2004). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com caráter exploratório descritivo, documental e bibliográfico, que apresentou como instrumento de coleta de dados o grupo focal, realizado com o corpo discente com deficiência e monitores. Por fim, foi realizada uma análise da efetivação da educação inclusiva a partir da verificação de dados solicitados à Pró-Reitoria de Ensino, através do Controle Acadêmico e Coordenação de Estágios; dos estudos de documentos institucionais, como a Resolução n.º 11/2016, que criou o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão; além da identificação de quem são e as percepções dos estudantes com deficiência e monitores envolvidos no processo da educação inclusiva na UFCG. Para complementação, também foram analisados documentos e dados solicitados ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão. A análise dos dados coletados no grupo focal foi fundamentada na Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin, com embasamento crítico a partir de Foucault. Os estudos subsidiaram, como proposta de produto, a criação, pela instituição, de um aplicativo para IOS e Android, como ferramenta de acompanhamento e avaliação das ações da Universidade para o acesso e a permanência do corpo discente com deficiência. Em vista disso, anseia-se que o presente estudo seja capaz de contribuir para o desenvolvimento da política institucional de inclusão, de forma a auxiliar na construção de uma universidade mais democrática, física e subjetivamente, bem como subsidiar pesquisas ou ações futuras relacionadas ao tema.
Presidente - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO