PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: PALOMA RODRIGUES DUARTE DA NOBREGA

DISCENTE: PALOMA RODRIGUES DUARTE DA NOBREGA
DATA: 31/08/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SOB A ÓTICA DA AUDITORIA: UM ESTUDO SOBRE A ADESÃO ÀS ATIVIDADES DE CONSULTORIA PELOS ÓRGÃOS DE CONTROLE INTERNO
PALAVRAS-CHAVES: Auditoria Interna. Consultoria Interna. Gestão da Educação Superior.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: As unidades de Auditoria Interna das Instituições Federais de Ensino Superior - IFES têm ganhado notabilidade em meio à necessidade de implementação de boas práticas de governança. Um dos instrumentos de auxílio a essas práticas, trata dos serviços de Consultoria Interna. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a adesão às atividades de Consultoria Interna pelas Unidades de Auditoria Interna Governamental - UAIG. O embasamento teórico relacionado às temáticas da Governança Pública, de Auditoria Interna e de Consultoria foram essenciais para subsidiar a análise dos resultados. O referencial teórico sobre o tema Governança Pública considerou, especialmente, o Decreto Federal nº 9.203/2017, o Referencial Básico de Governança Aplicável a Órgãos e Entidades da Administração Pública do Tribunal de Contas da União (2014) e os autores Matias Pereira (2006 e 2010) e Araújo (2002). Sobre o tema Auditoria Interna, foram utilizados, dentre outros estudos, os dos autores Attie (2018) e Crepaldi (2019). Na temática Consultoria Interna empregou-se, por exemplo, as lições de Block (2001) e Oliveira (2004), tendo, como subsídio normativo, o Manual de Orientações Técnicas das Atividades de Auditoria Interna Governamental (2017). O trabalho se caracteriza como um estudo de caso, de abordagem qualitativa, com a utilização das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, com objetivos de caráter exploratório-descritivo, apresentando o período de 2020 e 2021 como recorte temporal. Os dados coletados, nos sites institucionais de nove Universidades Federais do nordeste, foram oriundos da interpretação de documentos oficiais produzidos pelas Instituições e suas respectivas Unidades de Auditoria Interna, bem como das legislações aplicáveis aos temas. Considerando a especificidade do estudo, qual seja, analisar a adesão às atividades de Consultoria pelas UAIGs, o foco desta pesquisa recaiu no papel da UAIG nos processos de Governança; na posição da Auditoria Interna dentro da IFES; e como estão sendo prestados os serviços de Consultoria interna pela UAIGs. Para tratamento dos dados, adotou-se a técnica de análise de conteúdo, sendo o estudo pautado em análises estabelecidas a partir do procedimento aberto de categorização, baseada no suporte teórico da pesquisadora, definindo as categorias Governança Pública (Cat.1), Auditoria Interna (Cat.2) e Consultoria Interna (Cat.3). Os resultados demonstraram que 44,44% das UAIGs incluem nas ações do Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT os serviços de Consultoria, contudo, não exercem oficialmente a atividade. Ao final, foi proposta sugestão de atualização do Regimento Interno da Unidade de Auditoria Interna da UFPB, buscando contribuir com os processos de maturidade da governança na Instituição.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA