PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: PAULO CESAR DA COSTA RODRIGUES

DISCENTE: PAULO CESAR DA COSTA RODRIGUES
DATA: 31/08/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: REINTEGRAÇÃO SOCIAL DE PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE: Uma análise dos projetos desenvolvidos na Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: UFPB. Projetos. Reintegração Social. Pessoas Privadas de Liberdade.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: A universidade desenvolve suas atividades de forma a promover a geração e difusão do conhecimento, buscando ampliar a democracia e atender aos anseios sociais. No propósito de ratificar as práticas inclusivas, o Estado, por meio de seus órgãos, e as Instituições de Ensino Superior (IES) realizam políticas públicas e projetos inclusivos que alcançam as diversas classes sociais, aproximando a educação da comunidade como um todo. Assim, as IES promovem projetos que buscam alcançar, também, as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Contudo, frente à legislação pertinente e aos anseios sociais, cabe averiguar o quanto as ações inclusivas, voltadas para esse grupo, materializam-se no meio acadêmico de forma efetiva, visando reafirmar os ditames da dignidade da pessoa humana e contribuir para a ressocialização. A presente pesquisa objetivou analisar como os projetos, desenvolvidos na UFPB, contribuem para a efetivação da reinserção social de pessoas privadas de liberdade, por meio da educação. Para isso, a dissertação foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica e documental das práticas realizadas na Universidade Federal da Paraíba. O percurso metodológico desenvolveu-se em torno de contornos qualitativo e descritivo. Num primeiro momento buscou-se fazer uma análise sobre a contextualização histórica da educação voltada para pessoas privadas de liberdade no Brasil. Em seguida, no segundo capítulo, foi abordado o papel social da universidade, por meio de suas atividades, com relação aos projetos de reeducação. Posteriormente, realizou-se um levantamento e análise dos projetos realizados nas IES e na UFPB, que contribuem para a transformação de pessoas privadas de liberdade e possível retorno destas ao meio social. Os resultados dessa pesquisa visaram fornecer insumos que proporcionassem uma maior institucionalização e a criação de ações ou projetos direcionados a reintegração social de pessoas privadas de liberdade.
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA