PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ALYNE GISELE F DA SILVA BENEVIDES

DISCENTE: ALYNE GISELE F DA SILVA BENEVIDES
DATA: 31/08/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: (RE)PENSANDO A GESTÃO DO ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO EM ARQUIVOLOGIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA: IMPASSES E PERSPECTIVAS
PALAVRAS-CHAVES: Estágio não-obrigatório. Gestão do estágio. Curso de Arquivologia.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a gestão de estágio não-obrigatório do curso de Arquivologia e as perspectivas postas para seu aprimoramento. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, tendo como lócus o curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e recorte temporal o ano de 2019. Quanto aos seus objetivos, classifica-se como descritiva e exploratória, estruturando-se a partir de pesquisa bibliográfica e documental, que oferece o subsídio teórico acerca do estágio. No que tange à pesquisa documental, recorreu-se à análise da legislação nacional pertinente ao estágio não-obrigatório, materializada na Lei nº 11.788/2008 (Lei de Estágio), bem como às normas internas à UEPB e ao curso de Arquivologia, relatórios de atividades de gestão institucional e dados fornecidos pela Coordenação de Estágios do Curso de Arquivologia. A partir da sistematização dos procedimentos previstos na Lei de Estágio, foi proposto um desenho da gestão do estágio, e como esta deve ser realizada conforme o previsto nas normativas da UEPB e do Curso de Arquivologia. Na sequência, realizou-se a exploração da problemática no campo empírico, através da aplicação de entrevistas semiestruturadas aos sujeitos envolvidos na gestão do estágio, quais sejam os gestores da Coordenação de Estágios e Programas Acadêmicos (CEPA), da Coordenação de Estágio do Curso de Arquivologia (CECA), da Coordenação do Curso de Arquivologia (CCA) e o Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Arquivologia. Os dados foram tratados através da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados demonstraram a complexa fragilidade estrutural da gestão do programa de estágio não-obrigatório da UEPB, sendo apresentados questionamentos e sugestões no sentido de contribuir para o (re)pensar essa gestão no âmbito da UEPB com a participação da comunidade acadêmica do Curso de Arquivologia. As contribuições apresentadas foram sistematizadas a partir dos seguintes eixos: Programa; Normas; Partes Concedentes; Coordenações; Acompanhamento e Avaliação; Docentes e Discentes.
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS