PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: CARLOS AUGUSTO ROLIM DA SILVA JUNIOR

DISCENTE: CARLOS AUGUSTO ROLIM DA SILVA JUNIOR
DATA: 15/12/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: GESTÃO DE BIBLIOTECAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOBRE ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Acessibilidade. Educação Superior - Avaliação. Biblioteca Universitária. Pessoa com Deficiência
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Dados da OMS e do IBGE demonstram a quão numerosa é a população de pessoas com deficiência tanto em cenário mundial, quanto nacional. Dessa maneira, é preciso que as instituições, sobretudo, as que oferecem direitos fundamentais, como é o caso da educação, prestada nas universidades estejam preparadas para receber e ofertar serviços que garantam igualdade de atendimento a esse público, atentando-se para suas necessidades específicas e, em conformidade com o que determinam diretrizes e normas de acessibilidade nacionais e internacionais. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo analisar a adequação de serviços presenciais e digitais da Biblioteca Central e das Bibliotecas Setoriais do CCSA e CCEN da Universidade Federal da Paraíba para a promoção da acessibilidade as pessoas com deficiência. Tratou-se de uma pesquisa aplicada, cuja abordagem do problema foi de natureza qualitativa e, quanto aos objetivos, teve caráter exploratório e descritivo. Quanto aos procedimentos técnicos adotou as pesquisas bibliográfica e documental, assim como também, se utilizou da técnica da observação direta e, para a análise dos dados, seguiu o método da análise de conteúdo. Na apresentação dos resultados, em um primeiro momento, foram analisados os documentos orientadores de acessibilidade nos processos avaliativos das IES dentro do contexto do SINAES e, em seguida, se verificou a produção da UFPB em relação à sua política de acessibilidade. No segundo momento, são apresentados e analisados os dados coletados junto às bibliotecas estudadas em relação a itens de acessibilidade arquitetônica e comunicacional. Para melhor entendimento da pesquisa, trabalhou-se na fundamentação teórica as questões de acessibilidade na conjuntura dos processos avaliativos da educação superior e, em seguida, estudou-se sobre a biblioteca universitária e sua relação com a acessibilidade, com vistas a promover a democratização e o acesso à informação e ao conhecimento para todos. A partir dos dados coletados concluiu-se que, de maneira geral, as 3 bibliotecas do estudo não atendem a todas as recomendações de acessibilidade, tanto arquitetônicas, quanto comunicacionais, necessitando de ajustes e melhorias em questões importantes, que hoje representam barreiras aos seus usuários PCDs. Nesse sentido, apresentou-se um relatório diagnóstico detalhando os itens a serem corrigidos e propondo a continuidade dessas análises também por parte das demais bibliotecas da UFPB.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Externo ao Programa - 1412604 - EDILANE DO AMARAL HELENO