PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA PIRES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREIA PIRES DE SOUZA
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Online via google meet
TÍTULO: Programa Nacional de Assistência Estudantil: Uma abordagem no contexto da Atenção à Saúde na Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas; Assistência Estudantil; Atenção à Saúde
RESUMO: O Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, regulamentado pelo Decreto nº 7234/2010, visa a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, na educação superior, e consiste em reduzir o número de retenção e evasão dos discentes, além de garantir melhorias no processo formativo daqueles que se beneficiam de suas ações. Dentre suas ações, temos, a Atenção à Saúde. Neste sentido, surgiu o seguinte questionamento norteador desta pesquisa: Como a Universidade Federal da Paraíba realiza as ações de assistência estudantil no âmbito da Atenção à Saúde proposta pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil? Existem serviços de saúde financiados pelo programa para a promoção de ações à saúde do discente? Dessa forma, buscaremos analisar as ações de Atenção à Saúde do discente através do Programa Nacional de Assistência Estudantil no campus I da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, iremos compreender o processo histórico da Assistência Estudantil no Brasil; Refletir sobre as políticas de acesso e permanência na educação superior e suas relações com a condição discente; Traçar o perfil sócio-econômico dos discentes e descrever a percepção dos estudantes e dos gestores quanto aos serviços de saúde ofertados e as ações de saúde executadas no campus I da UFPB. Como produto final pretendemos propor melhorias para possível ampliação dos serviços de saúde no rol das ações de Atenção a Saúde do PNAES, a fim de proporcionar aos discentes da instituição, melhor cobertura de assistência à saúde. A pesquisa será realizada através do método fenomenológico, de natureza aplicada, descritiva, com abordagem qualitativa. Utilizando-se como técnica de coleta de dados, estudos documentais e bibliográficos. Os dados obtidos serão analisados por meio da análise de conteúdo.
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Interno - 1456736 - RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO