PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JORDANIA DE LUCENA CORDEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JORDANIA DE LUCENA CORDEIRO
DATA: 30/08/2022
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: EDUCAÇÃO SUPERIOR E GESTÃO DE PESSOAS: UMA ANÁLISE SOBRE AS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de Pessoas; Educação Superior; Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas.
RESUMO: Os processos de organização e gestão da educação superior são delineados por vários fatores, um deles é o corpo de servidores desses órgãos que contribuem e desenham as lógicas e regulações subjacentes para que essa educação aconteça de forma clara e objetiva. Nesse contexto, a Gestão de Pessoas vem se reinventando, na busca de atender os anseios organizacionais, voltando-se para um modelo de gestão participativa e orientada para o desenvolvimento humano. Assim, precisamos entender e conhecer dentro da Educação superior as políticas voltadas ao desenvolvimento das pessoas que a compõem, entendo que cada pessoa vai ter uma necessidade de formação diferente da outra e que é um investimento e não gasto público poder colaborar para essas formações. Partindo desse pressuposto, essa pesquisa pretende analisar o desenvolvimento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas com os Técnicos Administrativos do IFPB Campus Princesa Isabel no período compreendido entre 2017 a 2022. Para isso, precisamos conhecer o desenvolvimento do PNDP no Campus Princesa Isabel nesse intervalo de tempo; analisar os pontos positivos e negativos da aplicabilidade dessa política de desenvolvimento de pessoas nesse espaço, e propor as intervenções necessárias para o melhor desenvolvimento profissional dos servidores técnicos administrativos que são contemplados com o desenvolvimento do PNDP. Os servidores atendidos por essa política são os da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, regulamentados pela Lei nº 8.112/1990, no caso da área de educação onde são percebidos diretamente os maiores contingenciamentos desde a EC 95/2016. Política imposta com mais veemência pelo governo atual, fica clara a posição de sucateamento, precarização onde não é prioridade no atual cenário, a formação emancipatória de quem quer que seja, muito menos dos servidores que tratam diretamente do âmbito educacional brasileiro.
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS