PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: JARDEL OLIVEIRA ARAUJO

DISCENTE: JARDEL OLIVEIRA ARAUJO
DATA: 28/02/2023
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: TELETRABALHO: A EXPERIÊNCIA DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO CENTRO DE TECNOLOGIA (CT) DA
PALAVRAS-CHAVES: Sars-Cov-2; Teletrabalho; Universidade Federal da Paraíba.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: No início de 2020 o vírus Sars-Cov-2 surpreendeu o mundo com seu alto poder de contágio e letalidade e fez com que as pessoas mudassem suas rotinas com vistas a reduzir a transmissibilidade. No campo do trabalho, as organizações, públicas e privadas, em sua maioria, passaram a funcionar através do teletrabalho, que é o desenvolvimento das atividades laborais em domicílio com o auxílio das tecnologias da informação e comunicação. No caso dos servidores públicos, esta nova realidade era muito mais desconhecida, visto que poucas organizações públicas passaram por esta experiência em períodos anteriores. Neste contexto, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) interromperam suas atividades presenciais e passaram por diversos desafios no desenvolvimento das suas atividades. Desta forma, este trabalho tem como objetivo principal compreender a experiência do teletrabalho dos servidores técnico-administrativos do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) durante a pandemia da COVID-19. Como instrumento de coleta, foi aplicado um formulário eletrônico aos servidores do CT, o qual contemplou aspectos como a adequação do ambiente/ferramentas de trabalho, gestão de tarefas, comunicação, impacto na saúde física e mental e a percepção geral, durante o período em que estiveram exercendo as atividades por meio do teletrabalho. Para análise dos dados obtidos foi utilizado o grau de concordância das proposições para aquelas dispostas em escala likert e análise de conteúdo para as questões subjetivas. A pesquisa mostrou alguns pontos citados na literatura como benefícios do teletrabalho como redução de custos com transporte e redução do tempo de deslocamento, maior contato familiar, flexibilidade de horário, dentre outros, e também alguns prejuízos como isolamento social, excesso de trabalho e carga horária, gastos extras, dificuldade de associação trabalho-família, desgaste psicológico e físico, dentre outros. Porém, de uma maneira geral, a pesquisa demonstrou a preferência dos servidores por algum tipo de regime em teletrabalho. Como produto da pesquisa foi elaborado um protocolo de sugestões para melhoria do teletrabalho no CT baseado nas dificuldades apontadas pelos servidores.
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES